Home / Cotidiano

COTIDIANO

Partidos se preparam para as convenções partidárias

Dirigentes e pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores se movimentam e Goiânia, Aparecida e Anápolis, além do interior

Ronaldo Caiado, Sandro Mabel, Alexandre Magalhães e lideranças do DC goiano Ronaldo Caiado, Sandro Mabel, Alexandre Magalhães e lideranças do DC goiano

Dirigentes e pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores se movimentam e Goiânia, Aparecida e Anápolis, além do interior, para definição das chapas ao pleito deste ano de 20 de julho a 5 de agosto. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

Neste ano, o primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro. A segunda etapa será em 27 de outubro. Estas ocorrem em municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Goiás, Goiânia, Aparecida e Anápolis

PT de Adriana Accorsi

O PT, de Adriana Accorsi, sai na frente ao definir encontro para o dia 3 de agosto. As convenções são reuniões dos filiados para julgamento de assuntos de interesse do grupo, para escolha de candidatos e formação de coligações. Integrantes da federação – PC o B e PV vão realizar convenções conjuntas.

A petista, cujo partido é federado com PCdoB e PV, conta com o apoio da federação PSOL/Rede Solidariedade. Além disso, deve conseguir o apoio do PSB, que pode indicar o ex-deputado estadual Vinícius Cirqueira como vice.

Vanderlan Cardoso

Já o PSD do senador Vanderlan Cardoso prevê o encontro na última semana de agosto, mas sem cravar a data. |Provavelmente a data será 5 de agosto. O pré-candidato ainda trabalha para ampliar a composição da chapa. Ele, contudo, já normalizou a possibilidade de uma disputa “puro-sangue” do PSD, já que tem dificuldades em aglutinar novas siglas

São possíveis vices de Vanderlan: a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, e o policial rodoviário federal Newton Morais, ambos filiados ao partido.

Rogério Cruz

O prefeito Rogério Cruz, que vai concorrer à reeleição pelo Solidariedade, ainda não definiu a data da convenço, mas acerta composições com oito partidos: Solidariedade, PP, PDT, DC, PMB, Avante e Mobiliza, que integram a sua base de apoio na Câmara Municipal de Goiânia. Há conversações com o PRD e o PRTB.

Com as movimentações, Cruz descarta a possibilidade de desistência. Para Jovair Arantes, secretário municipal de Governo, o prefeito tem se fortalecido junto ao eleitorado goianiense e está “pronto para o embate eleitoral”.

Sandro Mabel

Com foco em recuperar a cidade, a eleição do empresário Sandro Mabel (UB) é um projeto abraçado integralmente pelo governador Ronaldo Caiado (UB), que tem mobilizado interlocutores. Com a chegada do DC, a base aliada completa 10 partidos: UB, MDB, PRD, PMB, Avante, Agir; Democracia Cristã, PP, Republicanos e Podemos. “Esse é o compromisso. Aquilo que o Sandro falar eu avalizo”, disse Caiado.

Mabel espera chegar a 14 partidos, o que lhe asseguraria um tempo suficiente na propaganda eleitoral de rádio e televisão para apresentação de suas propostas de governo.

Ainda são pré-candidatos: Matheus Ribeiro (PSDB), Fred Rodrigues (PL), Leonardo Rizzo (Novo) e Reinaldo Pantaleão (UP). O tucano foi procurado, mas não respondeu sobre a convenção até o fechamento da matéria. O PSDB é federado ao Cidadania.

Fred Rodrigues

A assessoria do PL informou que a data ainda não está definida. A legenda chegou a anunciar chapa pura, com Gustavo Gayer na cabeça de chapa e Fred Rodrigues na vice. Gayer desistiu e o partido lançou o ex-deputado estadual Fred Rodrigues à prefeitura.

Há movimentações para que o PL indique o vice de Sandro Mabel, mas Fred Rodrigues diz que não se afastar do processo eleitoral de 2024.

O Novo de Leonardo Rizzo informou que fará seu encontro em 5 de agosto, prazo final. A chapa também deve ser pura.

o UP de Reinaldo Pantaleão não dá destalhes sobre data da convenção ou mesmo candidato a vice-prefeito.

Democracia Cristã oficializa apoio a Mabel à prefeitura de Goiânia

Em ato com a presença do governador Ronaldo Caiado, o Democracia Cristã (DC) oficializou apoio à pré-candidatura de Sandro Mabel (UB) à Prefeitura de Goiânia na noite de segunda-feira (8). O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia). “Não adianta só ser político. É uma condicionante muito forte que seja comprovadamente gestor, que saiba administrar, que saiba realmente resgatar Goiânia”, disse o governador, para um auditório lotado, ao defender a pré-candidatura de Mabel.

Caiado, que é presidente regional do União Brasil, destacou que o empresário atende à expectativa do eleitor goianiense por um candidato que seja de referência política, e gestor com qualificação comprovada. “Conheço a competência e sei da capacidade dele [Mabel], que vai, sem dúvida, fazer uma verdadeira reviravolta na nossa cidade de Goiânia”, defendeu o governador, ao lembrar os problemas enfrentados nos serviços públicos na atual gestão municipal.

Com foco em recuperar a cidade, a eleição de Mabel é um projeto abraçado integralmente por Caiado, que tem mobilizado interlocutores. Com a chegada do DC, a base aliada completa 10 partidos: UB, MDB, PRD, PMB, Avante, Agir; Democracia Cristã, PP, Republicanos e Podemos. “Esse é o compromisso. Aquilo que o Sandro falar eu avalizo”, disse Caiado.

Perfil de Mabel

O perfil de Mabel foi ratificado pelo presidente estadual do Democracia Cristã, Alexandre Magalhães, que reuniu a militância, entre eles, os vereadores Izídio Alves e Wellington Bessa, bem como o presidente metropolitano do partido, Coronel Viveiros. “Gestão pública não é brincadeira. Nós precisamos de um gestor de sucesso, um empresário igual você. Se você teve sucesso nas suas empresas, não tenho nenhuma dúvida que vai ser o melhor prefeito pra Goiânia”, afirmou.

“Nós vamos trabalhar, vamos fazer uma Goiânia como todos conheciam”, garantiu o Sandro Mabel. O empresário e ex-presidente da Fieg apresentou projetos para solucionar gargalos ainda durante os primeiros 100 dias de gestão, como a iluminação pública. “Não vamos deixar nenhuma lâmpada queimada e, no primeiro ano, vamos fazer a licitação de troca de lâmpadas, um edital para uma empresa séria entrar. Vai ter lâmpada na cidade inteira, clara, de led, arrumada”, ressaltou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias