
A Polícia Civil de Goiás deflagrou uma operação nesta quarta-feira (29) para combater um esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A ação teve como alvos despachantes, um servidor ativo e um ex-servidor da autarquia, suspeitos de cobrar valores para agilizar processos de transferência de veículos.
De acordo com a delegada Tatiana Barbosa, responsável pelo caso, a investigação teve início após o próprio Detran-GO identificar irregularidades e encaminhar o caso à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap). O esquema consistia na solicitação de valores entre R$ 500 e R$ 700 para destravar processos de transferência que estavam pendentes há mais de um ano. A cobrança teria sido intermediada por uma despachante, sem contato direto com o usuário do serviço.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Goiânia e Abadia de Goiás. Além disso, foram apreendidos celulares e documentos, e houve a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telemático e de dados telefônicos dos investigados para aprofundamento das apurações.
Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa. Até o momento, o Detran-GO e o Governo de Goiás não se manifestaram sobre o caso.