Prefeitura de Niterói instalará 12 câmeras na Ponte Rio-Niterói
Diário da Manhã
Publicado em 14 de outubro de 2015 às 02:50 | Atualizado há 10 anosRIO — A Prefeitura de Niterói irá implantar em novembro 12 câmeras de alta tecnologia na Ponte Rio-Niterói, que tem como foco a prevenção de ações criminosas por meio da identificação da placa de todos os veículos que chegam à cidade pela rodovia. O anúncio da integração dos sistemas de monitoramento da Prefeitura e da ponte foi feito nesta terça-feira pelo prefeito Rodrigo Neves (PT-RJ), em reunião com a diretoria da concessionária EcoPonte, que administra a via.
A concessionária já dispõe de outras 29 câmeras na Ponte, estas porém não possuem o novo software. Em entrevista à TV GLOBO, Rodrigo Neves (PT-RJ) informou na manhã desta quarta-feira que os equipamentos vão ajudar as forças de segurança para coibir roubos de carros.
— Eu acredito que essa parceria será muito positiva, porque boa parte dos problemas relacionados à segurança pública são praticados por criminosos que circulam nas cidades da Região Metropolitana e se movimentam em vias importantes, especialmente a Ponte Rio-Niterói. Qualquer veículo que entrar em Niterói será identificado em tempo real pelo sistema localizado na própria Ponte — disse o prefeito.
Os investimentos da nova estrutura fazem parte da quantia de R$ 20 milhões aplicados pela Prefeitura de Niterói no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O objetivo é ter até dezembro 500 câmeras funcionando na cidade e mais outros 80 botões de alerta, a fim de transformar o município no mais monitorado do estado.
Duas câmeras com essa tecnologia já haviam sido prometidas pela Polícia Rodoviária Federal no final de 2013, no entanto jamais foram instaladas. Na época, a PRF informou que devido ao mau posicionamento de suas bases na Ponte Rio-Niterói, o único local com estrutura para abrigar o centro de monitoramento de vídeo era o prédio da delegacia, localizado próximo à Praça do Pedágio, sentido Rio. Com isso, mesmo que um veículo roubado fosse flagrado entrando na Ponte, pelo Rio, não haveria tempo hábil para os agentes se deslocarem da base para interceptá-lo antes da entrada de Niterói.
A nova concessionária informou ao GLOBO que começou a operar na Ponte Rio-Niterói em julho de 2015, e que somente após esta data as negociações com a Prefeitura puderam ter início. Segundo a EcoPonte, as novas câmeras devem ser instaladas no acesso à Niterói da Ponte, porém ainda não foram decididos os pontos exatos de cada equipamento.