Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura reúne entidades para planejar ações de prevenção a alagamentos

Assistência a comunidades vulneráveis também está na pauta

Uma reunião estratégica foi feita pela Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira, 1º, para discutir o planejamento de medidas para reduzir os impactos do período chuvoso na cidade. Representantes de diversos órgãos municipais e estaduais, incluindo a Defesa Civil e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), participaram do encontro, com foco em estratégias de prevenção a alagamentos, quedas de árvores e outros problemas relacionados.

Entre as ações definidas estão o mapeamento de áreas de risco, aumento dos trabalhos de limpeza de bocas de lobo e remoção de folhas secas, a fim de evitar entupimentos na drenagem pluvial. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), somente em 2023, mais de 3.500 toneladas de lixo foram retiradas de bocas de lobo, além de 17.410 unidades desobstruídas.

O encontro também destacou a importância do monitoramento contínuo das áreas mais vulneráveis, realizado pela Defesa Civil em parceria com órgãos como Equatorial, Saneago e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Além disso, um grupo emergencial foi criado para garantir respostas rápidas em situações de emergência.

Entidades como a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também assumiram o compromisso de prestar apoio às comunidades mais vulneráveis durante o período chuvoso.

A Seinfra já investiu R$ 200 milhões em drenagem, beneficiando mais de 70 áreas que sofriam com alagamentos, como os bairros Jardim América e Parque Oeste Industrial.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias