Primeiros casos de Chikungunya são confirmados em Goiânia
Diário da Manhã
Publicado em 6 de outubro de 2016 às 01:29 | Atualizado há 9 anosA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou cinco casos de Febre Chikungunya em Goiânia. Os pacientes começaram a apresentar os sintomas em maio deste ano e aguardaram a confirmação laboratorial do Instituto Evandro Chargas, localizado no Pará.
Os cinco pacientes residem no Bairro Village Santa Rita, sudoeste de Goiânia. Eles estão com idades entre 24 e 52 anos, três homens e duas mulheres. Uma das mulheres apresentou dores nas articulações das mãos e dos pés.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, cuidados foram tomados quando os pacientes fizeram a notificação. “Com a notificação dos casos, ainda no mês de maio, foram tomadas todas as medidas de controle preconizadas pelo SMS”, afirma.
A Chikungunya é também transmitida pelo Aedes aegypti e os casos alertam para importância de combater o mosquito ainda mais com o início do período chuvoso. A orientação é os criadouros do Aedes sejam eliminados. “Essa ação deve ser incorporada na rotina por todos”, ressalta Flúvia.