Promover uma boa leitura para os pequenos é uma maneira fundamental de incentivar a criatividade e a aproximação com os livros. E quando se trata de um livro com contos sobre animais, a leitura fica ainda mais atrativa, afinal, qual criança não gosta de ter um pet por perto?
E é por meio de uma leitura que conta a história de um pet, que a professora e jornalista Tatiana Carilly busca incentivar a leitura infantil em seu novo livro bilíngue "As aventuras de Billy", que conta a história de um cãozinho aventureiro e com muita energia, além de pequenos contos das aventuras que marcaram o primeiro ano de vida dele.
Segundo a autora, a obra busca incentivar a leitura e promover a conscientização de que os cachorrinhos têm necessidades e emoções como nós e que precisam ser atendidas. O livro é baseado em história real de um cãozinho muito especial que conta algumas de suas peripécias no seu primeiro ano de vida, e apresenta lições de lealdade, amizade, respeito às diferenças e amor.
A inspiração para escever a obra aconteceu quando Tatiana conheceu Billy, e por meio de suas vivências com o cãozinho, decidiu contar as histórias que passou com o pet em seu primeiro ano de vida.
"O Billy chegou à nossa família em 2021, ainda na pandemia. E ele fez toda a diferença, trouxe muita alegria. E como ele tem muita energia ele também nos ensinou muito", diz.
"O Billy foi construindo a própria história na relação com a família, com os amigos e com os "aumigos", e tiveram alguns episódios engraçados - alguns que me deixaram muito ansiosa, mas que deu certo no final, e que me fez pensar: "nossa eu vou escrever uma história sobre o Billy"", completa.
É um livro leve e que traz muitas lições preciosas da vida sabe que eu enxergo no viver do Billy. Esse viver feliz que ele tem, parece que é uma gratidão o tempo todo pela vida Tatiana Carilly, autora do livro
Tatiana afirma que o objetivo da obra é incentivas a leitura e o aprendizado tanto da língua portuguesa, quanto da inglesa.
"Porque acaba sendo um material extremamente didático pedagógico para poder trabalhar o bilinguismo", diz.
Além disso, há um outro objetivo: o da educação ambiental, a de que gatos e cachorros têm emoções e necessidades próprias que precisam ser atendidas. E que nessa relação entre humanos e pets, o respeito deva estar em primeiro lugar.
A obra busca fazer com que os personagens convidem o leitor para uma interação por meio dos contos, e algumas dessas histórias foram vividas por Billy e seus tutores.
Alguns contos falam sobre histórias reais que a gente viveu com o Billy, algumas fugas que quase me mataram de susto, mas com todo o jeitinho especial dele. Além do grande aprendizado que ele traz o tempo todo para a nossa família de como eles precisam ser protegidos e compreendidos Tatiana Carilly, autora do livro
Obra bilíngue
Por se tratar de uma obra bilíngue, a autora cita que o livro pode se tornar em um material didático, para que professores possam utilizá-lo em sala de aula.
Porque cada texto em português tem ele em inglês. Então uma página é feita em português, e a outra página sobre aquela mesma aquela mesmo a mesma história está replicado em inglês. Então é uma hora de você trabalhar essa língua portuguesa e esse bilinguismo em sala de aula ou na leitura mesmo que se faz em casa. E é extremamente enriquecedor, pois aprender outra língua, estimula o cérebro Tatiana Carilly, autora do livro
A obra, de fato, tem muito a ensinar, tanto na vida, no cotidiano, quanto no conhecimento em todos os seus aspectos, Vale a pena conferir a obra, que em breve será disponibilzada, e você pode conferir a sinopse do livro por meio deste link.
Ficha técnica
Equipe de publicação:
Editor: Eldes Saullo
Revisores de Língua Portuguesa: Rafael Simon e Elaine Nicolodi
Revisores de Língua Inglesa: Vernon Sipple e Anderson Romanhuk
Tradução (Português-Inglês): Nice Andrade Cardoso Freire e Adriano de Oliveira Andrade
Ilustrações: Antônio Gabriel Junqueira Neto
Projeto Gráfico: Casa do Escritor
Equipe de Lançamento:
Edmilson Junqueira de Mendonça (Diretor de Tecnologia da Informação), Isabela Sant Ana de Souza (Assessoria de Marketing), Geisa Peixoto (Assessoria de Imprensa) e Marina Alice (Diretora de Criação e Design).
Apoio: Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia).