Região metropolitana terá aporte bilionário para modernizar transporte
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Publicado em 30 de janeiro de 2024 às 15:12 | Atualizado há 1 ano
O governador Ronaldo Caiado tem procurado intermediar e resolver um dos problemas centrais da região metropolitana: a fluidez e modernização do transporte coletivo da Grande Goiânia. O setor não recebe investimentos satisfatórios há mais de duas décadas.
O gestor anunciou no Palácio Pedro Ludovico, na tarde de segunda-feira, 29, um projeto que integra obras e investimentos de grande impacto. A medida foi anunciada em conjunto com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianira.
Conforme o gestor, a RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) terá investimentos de R$ 1,6 bilhão durante três anos. Segundo a Deliberação nº 11, de 15 de dezembro de 2023, da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), as ações envolvem diversas áreas do transporte.
O Plano de Ação Imediata (PAI) receberá R$ 210 milhões para obras. Por sua vez, R$ 1,2 bilhão será encaminhado para a compra de nova frota de veículos. Segundo o anunciado na coletiva de ontem, ocorrerá também a recuperação e melhoria dos pontos de ônibus.
Os recursos também financiarão obras de infraestrutura do Eixo Anhanguera, bem como implantação do BRT Norte-Sul. Será também realizada a aquisição da primeira fase da nova frota e o desenvolvimento do Novo Plano Operacional (NPO).
O governo diz que pretende reformar terminais e estações do Eixo Anhanguera até março de 2026.
Conclusão
Segundo os gestores, a primeira fase, inclusive, está em execução, com a revitalização da estação do Hemocentro.
Segundo o planejamento anunciado, a conclusão da revitalização do Eixo Anhanguera deverá ser finalizada em dezembro deste ano. Uma das grandes mudanças diz respeito ao Terminal Novo Mundo. Ele será reformado e ampliado. Pelo plano, o governo incorporará veículos convencionais Euro VI, modelos Super Padron Euro VI e ônibus elétricos na fase piloto.