Além de ser considerada a capital nacional do sertanejo, e de ter o título de cidade mais arborizada do Brasil, Goiânia também abriga o segundo maior polo atacadista de moda do país, a região da 44. Os primeiros empreendimentos surgiram ao lado da Feira Hippie e, atualmente a 44 abriga cerca de 16 mil lojas localizadas no setor Norte Ferroviário e na Avenida Contorno, em Goiânia.
O polo de moda recebe compradores de diversas regiões do Brasil como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, entre outras. O faturamento anual da 44 é estimado em cerca de R$ 15 bilhões por ano, o valor equivale ao quinto maior PIB do estado de Goiás.
Trabalhando na região há mais de 10 anos, o presidente da AER44, Lauro Naves, exaltou alguns pontos que fizeram a 44 se tornar um polo atacadista de moda tão impactante no Brasil.
“Quando nós começamos, a mais de 20 anos, a Região da 44 era uma região que continha características principais e atendeu-se ao comércio. Automaticamente foi crescendo, novas lojas foram abrindo, novos empreendimentos foram abrindo, e hoje nós somos o segundo maior entregador de Goiás, o segundo polo em distribuição, e sem dúvida alguma, tenho afirmado que nós somos o melhor polo atacadista do Brasil”, disse o presidente da AER44.
Em comparação aos outros polos atacadistas do país, Lauro disse que a 44 se destaca pela qualidade dos produtos que são comercializados na região, além de ser muito bem localizada para pessoas que não residem em Goiânia.
"A gente tem um produto de excelente qualidade, nós temos a modelagem, nós temos toda a infraestrutura necessária, visto que é muito fácil chegar em Goiânia. Ou seja, você está em São Paulo, no interior de São Paulo, em menos de 1.000 km você esta aqui, em Minas e em Mato Grosso também é a mesma distância. Então ai criamos toda uma possibilidade estratégica, de logística que hoje é muito importante, porque as pessoas não compram só de forma presencial, mas de forma digital também, então você consegue escoar esse produto aqui da Região da 44 com muita rapidez", exaltou Lauro.
Ainda em comparação com outros polos, o presidente da AER44 exaltou o trabalho que vem sendo feito em relação ao fortalecimento da produção.
"Nós estamos trabalhando estrategicamente comparado com outros polos a questão do fortalecimento de produção. Nós criamos agora, junto com o governo do estado, o Cinturão da Moda. Estamos qualificando pessoas do interior do estado para que essas pessoas tenham a oportunidade de produzir para a Região da 44" Lauro Naves
Segundo a Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Serviços (SIC), o Projeto Cinturão da Moda visa fomentar a criação de um polo de moda em Goiânia, fortalecendo a cadeia produtiva do setor e contribuindo para a geração de renda e desenvolvimento econômico da região.
Em relação à economia, Lauro Naves exalta o impacto que a Região da 44 exerce na economia não só de Goiânia, como do país.
"Foi feito uma pesquisa recente que coloca Goiânia como o principal destino turístico de Goiás e, o nono principal destino turístico do Brasil. O que isso significa? Quando a gente pensa, 'o que as pessoas vêm fazer em Goiânia?' Uma das opções que as pessoas tem quando vêm até Goiânia é a Região da 44, as pessoas tem aqui um turismo de negócios, você tem uma rede hoteleira na região, você tem a rodoviária que tá do lado, tem o aeroporto que está a 7, 8 minutos da 44, então todas essas características vão fortalecer a região. Nós comercializamos hoje algo em torno de R$ 15 bilhões por ano, isso é mais do que 241 municípios goianos, ou seja, nós somos o 5° PIB do estado de Goiás, isso resulta em 170 mil empregos diretos, isso resulta em receber cerca de 13 milhões de turistas anualmente", finalizou Lauro.
Para os turistas que quiserem visitar o maior polo atacadista de moda do Centro-Oeste, as lojas da 44 estão localizadas na região central de Goiânia, a rua comercial está no Setor Norte Ferroviário e possui ótima localização para os turistas.