
A Prefeitura de Goiânia inicia nesta terça-feira, 14, a ampliação da conversão à direita livre em semáforos, permitindo que veículos realizem a manobra mesmo com o sinal fechado.
A medida será implementada em quatro novos cruzamentos, que se somam aos três já existentes na cidade, O projeto "Direita Livre" foi lançado na esquina da Avenida T-7 com a Avenida C-4, e contou com a presença do Prefeito Sandro Mabel (UB) e do Secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), Tarcísio Abreu.
"A conversão à direita livre, ela vai ser implantada inicialmente em 180 pontos. De 8 a 10 pontos por semana, mas todo dia tem um ponto novo. Nós estamos lançando hoje esses cinco primeiros pontos e com sucesso total. Você vê o pessoal passando, está sendo orientado o trânsito e por isso que também nós não podemos soltar um número muito grande, porque nós vamos ter a equipe orientando, que a pessoa pode passar, não pode passar, mas ela desafoga o trânsito que é um espetáculo, porque você não fica retendo aquele monte de carro que pode virar à direita livre e hoje, até então, ele está retido esperando o sinaleiro abrir. Então, com isso, nós vamos implantar num ritmo de 10 por semana. Eu acredito que em 4 meses nós teremos esses 160 pontos implantados, mas o total localizado de pontos que é possível ser feita essa conversão à direita. São em torno de 350 pontos. É o começo já para o pessoal começar a aprender a virar a direita quando nós vamos abrir no final de março, começo de abril nós vamos abrir você poder virar a direita mesmo com o sinaleiro fechado" disse Mabel.
O objetivo dessa iniciativa é melhorar o fluxo de veículos nas ruas da capital, contribuindo para a redução de congestionamentos e otimizando a mobilidade urbana. A administração municipal planeja, ainda, estender essa prática para mais 12 locais no futuro, reforçando o compromisso com a modernização do trânsito.
A conversão à direita livre já é respaldada por uma lei em vigor desde abril de 2021, e a ampliação dessa regra promete beneficiar tanto motoristas quanto pedestres, criando um ambiente de trânsito mais ágil e seguro em Goiânia.
O Secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), Tarcísio Abreu, disse que "Estamos trabalhando um trabalho de acompanhamento de todos os pontos que foram liberados para poder realmente orientar, até porque tem muito motorista ainda que não tem o conhecimento então está aprendendo e principalmente, acho que o prefeito falou, e essa é a prioridade a prioridade é o pedestre, então tem que estar muito atento ao pedestre existe a faixa, foi sinalizado, todos os pontos estão bem sinalizados".