Cotidiano

Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre surto de diarreia infantil

Diário da Manhã

Publicado em 30 de setembro de 2016 às 23:52 | Atualizado há 9 anos

Na últimas semanas, oito casos de diarreia causadas por rotavírus foram detectadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Os casos foram identificados em crianças de até quatro anos.

A doença diarreica aguda (DDA) é transmitida por via fecal-oral e acomete mais as crianças por contato direto com utensílios, água, alimento e brinquedos contaminados. Além das evacuações constantes, outros sintomas da doença são náuseas, febre, vômito e dor abdominal. Os sintomas podem durar de 2 a 14 dias.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população adote práticas de higiene como lavar as mãos e dar destino adequado aos dejetos e do esgoto. De acordo com o gerente de doenças e agravos transmissíveis, Leandro Nascimento, essas medidas são indispensáveis para prevenir o surto de diarreia.

“Os surtos de diarreia por rotavírus devem ser investigados para que medidas mais eficazes de controle e prevenção possam ser adotadas o mais rápido possível”, afirma Leandro. Vale lembrar também que a vacina contra o rotavírus é disponibilizada nas salas de vacinas das unidades de saúde.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias