Hoje, 17, a noite será iluminada pela superlua, quando o satélite natural parecerá maior e mais brilhante devido à sua posição no perigeu, o ponto mais próximo da Terra.
Durante esta superlua, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros do planeta, consideravelmente mais próxima do que a média de 384.400 quilômetros. O evento poderá ser observado em qualquer lugar do mundo, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
O que é a superlua
A superlua acontece quando a Lua Cheia surge no horizonte a leste, ao pôr do sol, e permanece visível durante toda a noite, desaparecendo no oeste ao amanhecer.
Nessa fase, o satélite se encontra 100% iluminado pela luz solar, o que realça sua presença no céu. Apesar de a Lua não mudar de tamanho, o fenômeno faz com que ela pareça maior devido ao ângulo de observação.
Neste ano, a primeira superlua ocorreu em 19 de agosto, a cerca de 361.900 quilômetros da Terra, e a última será em 15 de novembro, quando estará a 361.867 quilômetros. A de hoje será a mais próxima de 2024.
ara aproveitar melhor o espetáculo, recomenda-se buscar locais longe dos centros urbanos, onde a visualização é mais clara.