
Um surto de norovírus afetou mais de 100 passageiros do cruzeiro de luxo MSC Grandiosa, conforme informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O surto foi detectado na sexta-feira, 17, de janeiro, quando a Anvisa registrou 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) entre os 6.293 passageiros a bordo, representando mais de 2% do total.
Os testes realizados pela equipe de saúde do navio confirmaram a presença do norovírus, um agente infeccioso conhecido por ser transmitido de pessoa para pessoa e por contato com superfícies contaminadas. A Anvisa, em conjunto com a Secretaria de Saúde de Santos, iniciou uma investigação a bordo no dia 18 de janeiro, coletando amostras de tripulantes, água e alimentos para confirmar a origem do surto.
Em resposta à situação, medidas de controle foram implementadas, incluindo o isolamento dos passageiros afetados e orientações para a higienização frequente das mãos e desinfecção de superfícies. De acordo com a Secretaria de Saúde, os tripulantes isolados estão com quadro de saúde estável e recebem assistência médica da equipe da MSC.
A Anvisa e as autoridades locais continuam acompanhando a situação de perto.
Confira a nota da MSC Cruzeiros: