Home / Cotidiano

COTIDIANO

Surto de Norovírus atinge mais de 100 passageiros em cruzeiro de luxo

Surto foi detectado na sexta-feira, 17, de janeiro, quando a Anvisa registrou 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA)

divulgação divulgação

Um surto de norovírus afetou mais de 100 passageiros do cruzeiro de luxo MSC Grandiosa, conforme informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O surto foi detectado na sexta-feira, 17, de janeiro, quando a Anvisa registrou 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) entre os 6.293 passageiros a bordo, representando mais de 2% do total.

Os testes realizados pela equipe de saúde do navio confirmaram a presença do norovírus, um agente infeccioso conhecido por ser transmitido de pessoa para pessoa e por contato com superfícies contaminadas. A Anvisa, em conjunto com a Secretaria de Saúde de Santos, iniciou uma investigação a bordo no dia 18 de janeiro, coletando amostras de tripulantes, água e alimentos para confirmar a origem do surto.

Em resposta à situação, medidas de controle foram implementadas, incluindo o isolamento dos passageiros afetados e orientações para a higienização frequente das mãos e desinfecção de superfícies. De acordo com a Secretaria de Saúde, os tripulantes isolados estão com quadro de saúde estável e recebem assistência médica da equipe da MSC.

A Anvisa e as autoridades locais continuam acompanhando a situação de perto.

Confira a nota da MSC Cruzeiros:


Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias