Tecnologia “Expresso ” acelera serviços públicos em Goiás
Redação
Publicado em 17 de maio de 2021 às 21:41 | Atualizado há 4 anos
O Governo de Goiás lançou, ontem, “Expresso”, nova plataforma
que oferece 70 serviços da gestão pública. De acordo com governador Ronaldo
Caiado, todos os serviços estarão disponíveis por meio virtual.
O anacronismo tecnológico da administração pública incomodava
o governador, que herdou uma gestão com máquinas velhas, redes imprestáveis,
programações decadentes e um conjunto de sistemas antiquados.
Para se ter ideia, Goiás era considerado um dos estados mais
atrasados em inovação no país. A medida quer mudar a realidade arcaica do
Estado. É o primeiro passo.
“Tiramos Goiás da fase analógica para a digital”, disse
Caiado. A meta é garantir atendimento de qualidade, padronizado e acessível,
completa. Para ele, o Estado tem a “obrigação de devolver à sociedade o tempo
perdido”.
Caiado foi sincero quanto a grau de atraso da máquina
pública: “O dinheiro público agora é aplicado corretamente. A máquina do Estado
hoje pede desculpas à população”, disse.
O acesso à plataforma está disponível por meio de
aplicativos, pelo site www.expresso.go.gov.br, terminais de autoatendimento em
unidades do Vapt-Goiás. Para receber o serviço, os municípios terão que assinar
convênio com o Governo do Estado.
Neste início, por meio do Expresso, estão disponíveis
serviços como emissão de segunda via da conta de água da Saneago, de boletos do
Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo),
de guia de trânsito animal e de certidão negativa de débitos da receita
estadual. A abertura de reclamação junto ao Procon-GO e o licenciamento anual
de veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) também estão
na ferramenta.
“Fazemos essa reparação, com oferta de serviços que a
sociedade não teve durante muitos anos”, afirma o governador.
Durante a solenidade, o vice-governador Lincoln Tejota
destacou que uma das marcas do Governo de Goiás é a “digitalização”, que
proporciona facilidade na “prestação de serviços para o cidadão, mas também
ajuda a combater a burocracia e aproximar as pessoas. Nós estamos construindo
um governo mais próximo da população”.
A iniciativa tem coordenação da Secretaria-Geral da
Governadoria (SGG), e foi desenvolvida por meio de ação conjunta e integrada
entre as Secretarias da Administração (Sead), Desenvolvimento e Inovação
(Sedi), em parceria com a Casa Civil.
“O Estado de Goiás
estava entre os últimos estados na digitalização de serviços. Hoje, estamos
entre os 10 maiores Estados nesse quesito. Até o ano que vem estaremos entre os
três primeiros”, afirmou o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima. Para o
secretário, a ação é resultado de um esforço conjunto e que tem como maior
benefício a inclusão do cidadão.
Para o titular da Sead, a revolução tecnológica realizada
pela gestão de Ronaldo Caiado tem dois objetivos: respeitar o cidadão e gerar
mais economia tanto ao Estado quanto aos trabalhadores. “Hoje, o cidadão é
muito mais autônomo e não quer mais gastar duas horas para ser atendido. Essa
ação dá capacidade ao cidadão de ser rapidamente atendido”, enfatizou Bruno
D’Abadia.
As pessoas que não têm acesso à internet em casa ou
dificuldade com as diversas plataformas digitais também terão oportunidade de
agilizar o atendimento com o uso dos totens, que serão instalados nos
municípios. “O Balcão Expresso vem como complemento de um dos modais para dar
acesso ao cidadão, talvez mais idoso ou com pouco acesso à internet ou
instrução digital”, destacou o secretário de Administração, Bruno D’Abadia.