Cotidiano

Turismo movimenta R$ 2,7 bilhões no feriadão

Redação

Publicado em 13 de outubro de 2015 às 19:29 | Atualizado há 10 anos

Nayara Reis

Nesse fim de semana entre os dias 10 e 12 de outubro, o turismo vai acrescentar R$ 2,7 bilhões à economia do Brasil. Isso porque cerca de 2 milhões de pessoas devem deixar a crise de lado e aproveitar o tempo em viagens nos três dias de folga, a projeção foi feita pelo Ministério do Turismo. Entre os seis feriados nacionais este em especifico, deve ser o que mais movimentara o setor de turismo, e passagens em 2015.
A base de cálculo utilizada pelo Ministério do Turismo considerou as datas de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira). Foram excluídos o Carnaval, a Semana Santa, o Natal e o Réveillon, feriados estendidos, porém previstos todos os anos.
Dia da Criança está entre os principais motivadores para as viagens neste feriado, logo depois estão as romarias em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Outro destaque é o Círio de Nazaré, realizado no segundo domingo do mês de outubro, uma das principais manifestações católicas do país. A devoção à santa, que dá nome ao evento, acontece no próximo dia 11, em Belém (PA). A procissão recebeu 82 mil turistas em 2014, e neste ano, a estimativa é que o evento mobilize 84,4 mil visitantes, de acordo com a Secretária de Turismo do Pará.
A festa de Aparecida também deve movimentar o turismo em diversas cidades durante o feriado. A celebração mais famosa ocorre no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no interior de São Paulo, considerado um dos principais atrativos turísticos do país para os viajantes motivados pela fé. Com capacidade para 35 mil pessoas, uma torre com mirante e um centro de apoio com lojas e restaurantes, a basílica da padroeira do Brasil recebeu no ano passado mais de 12,2 milhões de visitantes.

Passagens atrativas

Apesar de não ser para essa data, o valor das passagens com destinos nacionais no próximo mês de novembro, devem estar mais em conta. Destinos nacionais passam a ter a preferência dos brasileiros, por conta da alta do dólar; viagens curtas também ganham força, estimulando promoções aos finais de semana.
As companhias aéreas têm realizado mais promoções, a fim de incentivar que as pessoas continuem viajando. A alta do dólar e o cenário econômico desfavorável contribuíram para aumentar o interesse dos brasileiros por viagens domésticas. De acordo com o Voopter, no último semestre, houve um aumento de 30% na procura por trechos nacionais.
Os viajantes podem encontrar bons preços até para os trechos mais populares. “Além dos destinos nacionais, a preferência por viagens curtas, aos finais de semana e nos feriados prolongados, também é uma tendência muito forte atualmente e as empresas aéreas estão atentas a isso”, explica o CEO do Voopter Pettersom Paiva.
A melhor maneira de garantir a economia continua sendo pesquisar. “Ferramentas de comparação de preços, são aliadas dos consumidores, especialmente em momentos de economia instável. Também é importante se planejar com certa antecedência. Quem quiser viajar em novembro, por exemplo, vai conseguir preços melhores se começar a se organizar já. Outra dica de ouro para conseguir encontrar valores atrativos é fazer buscas às sextas-feiras, após às 18h, que é quando as companhias aéreas costumam lançar as promoções”, explica Paiva.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias