Home / Cotidiano

Cotidiano

Um cartório foi incendiado em Itapemirim: o motivo é surpreendente

Imagem ilustrativa da imagem Um cartório foi incendiado em Itapemirim: o motivo é surpreendente

Um cartório em Itapemirim, Espírito Santo, pegou fogo e segundo a polícia o incêndio criminoso foi supostamente provocado para destruir documentos que comprovariam fraude na concessão de cidadania italiana a um empresário da Bélgica.

O cartório já havia sofrido uma tentativa de incêndio anterior, mas sem êxito. Então, no dia 4 de maio, o incêndio destruiu suas instalações e os seus arquivos. Entre os principais suspeitos estão o ex-tabelião local e um empresário goiano que reside na Bélgica.

Empresário teria contratado tabelião para conseguir a cidadania italiana

A polícia civil já suspeitava que o incêndio era criminoso desde a primeira tentativa. Então, no dia 27 de setembro novas informações foram divulgadas.

Conforme informou a polícia, supostamente o empresário que mora na capital da Bélgica, Bruxelas, contratou o tabelião local para garantir a concessão da cidadania italiana. No entanto, a documentação utilizada era falsa.

Mas, o plano não saiu como esperado. Pois, o consulado italiano solicitou um documento original usado para fazer uma autenticação. Então, os dois suspeitos decidiram atear fogo no cartório para apagar os vestígios da fraude praticada.

Ex-tabelião e mais dois suspeitos foram presos

O ex-tabelião que trabalhava no cartório de Itapemirim foi preso enquanto tentava embarcar rumo à Inglaterra. A prisão foi efetuada agora, no dia 22 de setembro, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Além do ex-tabelião, a polícia prendeu mais dois suspeitos de envolvimento no incêndio em Goiás. As prisões foram efetuadas no dia 11 de Junho.

Segundo a polícia, os dois suspeitos teriam sido contratados pelo empresário para atear fogo no cartório. No entanto, a polícia não revelou a identidade de nenhum deles, para proteger o sigilo das informações no processo.

Inquérito já foi concluído e ex-tabelião foi indiciado por incêndio qualificado

A polícia civil já concluiu o inquérito e enviou o processo à Justiça. O ex-tabelião de Itapemirim, que tem 62 anos de idade, foi indiciado pelo crime de incêndio qualificado, falsificação de documentos e também por peculato.

Já os dois homens contratados pelo empresário goiano para atear fogo no cartório foram indiciados pelo crime de incêndio qualificado.

Empresário segue foragido

A polícia também indiciou o empresário goiano que reside na Bélgica por ter ordenado o crime. Entretanto, até o presente momento, o empresário não foi localizado e continua foragido.

Dessa forma, a polícia continua em busca da sua localização e também procura outras pessoas que poderiam ter sido beneficiadas com o crime.

A cidadania italiana é uma das mais cobiçadas da Europa. Afinal, concede muitos benefícios, incluindo a não exigência de visto para entrar nos Estados Unidos e a transmissão da cidadania aos descendentes.

O cidadão italiano também pode morar, estudar e trabalhar na Europa. Pois, tem entrada facilitada em todos os países da União Europeia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias