Polêmica e Instigante
Redação
Publicado em 6 de outubro de 2015 às 00:05 | Atualizado há 4 mesesAntes de partir para temporada de apresentações pela Europa, o espetáculo Don Fernando, vai poder ser visto em uma única sessão, que acontece nesta quinta-feira (8), às 20h no Espaço Sonhus. A montagem, que ao mesmo tempo comemora os 50 anos de carreira do ator Ivan Lima, marca ainda a estreia do ator João Bosco Amaral.
O texto de Don Fernando , que tem direção de Rafael Ribeiro Blat, é inspirado na obra do
poeta e escritor espanhol Fernando Arrabal, considerado um dos expoentes do Teatro do Absurdo. O espetáculo foi escrito por Ivan José, especialmente para Ivan Lima e foi criado a partir de peças famosas de Arrabal, como:
Cemitério de Automóveis, Torre de Babel, O Arquiteto, O Imperador da Síria,
entre outras.
Segundo o ator Ivan Lima, a peça que estreou em 2013, não se trata de um espetáculo biográfico. Mas, uma alusão a estas obras de Arrabal. “Don Fernando explora a relação do velho e do novo, desses dois pólos que formam o ser humano”, explica o ator.
Ivan Lima e João Bosco Amaral entram no palco para fazer gerar estas questões, pois são dois seres de personalidades antagônicas, cujo encontro desencadeia sentimentos de uma violência perigosa. Por isso, o experiente ator Ivan Lima, conta não ser fácil interpretar os textos de Arrabal. Para ele, um dramaturgo polêmico e extremamente provocador.
“Sua obra propõe um passeio interno pelos sentimentos do homem. Aos 84 anos, ele continua a nos impressionar com seus textos, filmes e seu intenso vigor. Seus textos são de uma complexidade enorme. São frequentes os jogos de palavras, o nonsense, a violência instintiva, as imagens colhidas no inconsciente. Sinto-me impulsionado a mergulhar no seu universo mais uma vez”, revela Ivan Lima.
Ivan Lima
Estreou como ator no teatro no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal em 1965 e nunca mais parou. Em, 1968 foi para São Paulo local onde trabalhou com grandes diretores e atores da cidade. Fez novela, cinema, teve programa de auditório na TV Bandeirantes e fez comerciais.
Foi ainda ex-galã dos filmes de Mazzaroppi e já atuou ao lado de nomes consagrados do teatro, como: Marília Pêra, Irene Ravache, Joana Fomm, Darlene Glória, Paulo Autran, Maria Della Costa e muitos outros. Foi aluno de Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Atuou em dezenas de peças e filmes.
Na década de 1990 pegou a estrada e foi parar na Índia, onde viveu dois anos. Na volta, veio para Goiânia e daqui nunca mais saiu. Primeiro foi vender roupa indiana, pintar e emprestar o rosto de traços fortes e voz marcante para centenas de peças publicitárias.
Depois, voltou para o teatro: dirigiu espetáculos como Laio, texto escrito por H.Hyadt de S. Mello, para o Núcleo Freudiano de Psicanálise, e
, da Cia. Oops!!! De Teatro. Em 2012, estreou no Teatro Sesi o espetáculo solo
Jogo do Poder – Monólogo Para Um Ator
, escrito especialmente para ele, pela amiga Maria Helena Kuhner. Com a produção, participou de festivais em Goiânia, Maranhão e Portugal.
Escritor, dramaturgo e cineasta, considerado um dos expoentes do Teatro do Absurdo, Fernando Arrabal nasceu em Melilla (Espanha), em 1932. Mora na França desde 1955. Sofreu na pele os horrores da Guerra Civil Espanhola e os traumas dessa época estão impregnados na sua obra. Foi preso pelo regime franquista e julgado por causa do teor de suas criações.
Arrabal dirigiu sete filmes, publicou novelas, livros de poesia, vários textos para teatro, ensaios e a famosa Carta al General Franco, dirigida ao ditador espanhol Francisco Franco. Seu teatro completo foi publicado em diversas línguas, e produzidos em dezenas de países. Apesar de ser um dos escritores mais controvertidos de seu tempo, tem recebido o aplauso internacional por sua obra.
Espetáculo Don Fernando
Quando: Quinta-feira (8), às 20h
Onde: Espaço Sonhus( anexo colégio lyceu centro)
Entrada Franca ( 20 minutos antes do espetáculo será distribuído senhas)
Espetáculo marca ainda a estreia do ator João Bosco Amaral.