O cartunista norte-americano Matt Groening nasceu em meados de 1954. Nos tempos de escola fora presidente do corpo de estudantes em Licoln High School, na cidade de Portland. Antes de criar o grande fenômeno que é Os Simpsons, Groening criara as tirinhas sindicalistas Life in Hell, que até hoje são publicadas em jornais impressos nos Estados Unidos. Posteriormente estas tirinhas foram reorganizadas em livros como School is Hell, Love is Hell, Work is Hell e The Big Book of Hell. Realizou uma campanha publicitária para a Apple na década de 1980 e na mesma época fora chamado por James Laurence Brooks para criar personagens para uma animação que seria exibida nos intervalos comercais da Fox. Animação está que viraria o grande sucesso de Os Simpsons.
Ano passado o cartunista e sua esposa foram processados por tratarem seus empregados, de origem latina, como “animais”. A babá argentina, Tania Cardona, que trabalhava para o casal, moveu uma ação contra eles por maus tratos e assédio que alega ter sofrido na casa. Segundo o cartunista, a presença de latinos em sua casa impedia que seu filho aprendesse um “bom inglês”. A babá ainda afirmara que Groening obrigava os empregados a fazer suas refeições nos fundos da casa, próximo às latas de lixo, além de reclamar constantemente da grande quantidade de latinos (empregados) que circulavam em sua residência.
Os Simpsons
Apple
Em 1988 Matt Groening trabalhou para a Apple, onde desenvolveu uma campanha publicitária para a empresa de tecnologia. O estilo dos traços já se assemelhava bastante aos que se conhece hoje em dia nos desenhos de Os Simpsons e Futurama. A campanha consistia basicamente num manual de ajuda para os usuários do computador Mac, destinado a estudantes universitários. Outra campanha de Groening para a empresa fora um poster intitulado Networking In Hell, uma releitura das tirinhas autorais Life in Hell do cartunista.
O site de entretenimento Variety anunciou no início deste ano que a Netflix “está de olho” em Matt Groening, para que produzam uma nova série de animação em duas temporadas, com dez capítulos cada. Desde 2013, quando se comemorou dos 15 anos da série Futurama, Groening tem andado meio afastado de suas produções. Caso seja confirmada a parceria entre Netflix e o cartunista, muita gente anda apostando que vai ser tiro certo, um sucesso, como já são as duas outras séries assinadas por Matt.