Algumas capas de discos são únicas e inesquecíveis, como aquela do álbum Nevermind (1991), da consagrada banda Nirvana, na qual um bebê aparece nadando nu em uma piscina. O fotógrafo Kirk Weddle, conhecido como um dos melhores profissionais subaquáticos da indústria, foi o responsável pela capa da banda e, pouco depois de fotografar a icônica imagem do bebê, clicou centenas de fotos da banda dentro d’água com instrumentos musicais. Essas fotos, totalmente exclusivas, só agora foram divulgadas para o público, por conta do documentário sobre a vida de Kurt Cobain.
Em outubro de 1991, durante o ensaio fotográfico com Kurt, Dave Grohl e Krist Novoselic, o dia estava muito frio para um mergulho ao ar livre. Mas o fotógrafo convenceu a banda a entrar na piscina gélida. “Kurt Cobain não queria entrar na piscina, ele era um cara que não curtia muito água”, lembra Kirk. Durante a sessão, foram tiradas cercada de 200 fotografias da banda, que nunca foram disponibilizadas antes. “Eu apenas as mantive empilhadas em um armário desorganizado”, diz Kirk.
As fotografias são verdadeiras relíquias, especialmente para os fãs da banda. “Elas são uma parte importante da história do rock. As fotos mostram uma banda à beira de mudar a cara da música. Uma banda que iria lançar um dos álbuns mais influentes de nosso tempo. Mas mostram também uma banda em turnê, que está cansada e, provavelmente, com saudades de casa e um pouco mal-humorada”, recorda o fotógrafo.
As imagens estão à venda no site da Austin Modern Rocks Gallery e os preços variam entre US$ 360 a US$ 800. Confira algumas dessas fotos inéditas.