Home / Cultura

CULTURA

O instante da imagem

  •   Exposição fotográfica está aberta até o dia 30 de novembro, na Livraria Nobel, Shopping Bougainville
  •  A curadoria é da celebrada fotógrafa goiana Clarice Alves, que possui um verdadeiro 'olhar inusitado'
  •  Belas imagens captadas por lentes de máquinas digitais se misturam ao acervo de lançamentos literários
  •   Tarsila Leal, aos 60 anos de idade, desperta para o mundo da imagem com referência em Sebastião Salgado

A Ex­po­si­ção Fo­to­grá­fi­ca 'Olha­res', com te­mas múl­ti­plos, es­tá aber­ta até o dia 30 de no­vem­bro. Das 10h às 22h, na Li­vra­ria No­bel, ins­ta­la­da no pri­mei­ro pi­so, do Shop­ping Bou­gain­vil­le, em Go­i­â­nia, à Rua 9, Se­tor Ma­ris­ta. En­tra­da fran­ca. A cu­ra­do­ria é da pro­fes­so­ra do Cur­so de Fo­to­gra­fia do Se­nac, Cla­ri­ce Al­ves.

Be­las ima­gens cap­ta­das pe­las len­tes de má­qui­nas di­gi­tais se mis­tu­ram ao acer­vo de li­vros e de lan­ça­men­tos li­te­rá­rios de uma das mais tra­di­cio­nais li­vra­ri­as da Ca­pi­tal e dão um tom lú­di­co e ilu­mi­nis­ta ao am­bi­en­te. Trinta e duas pro­du­ções fo­to­grá­fi­cas es­tão ex­pos­tas. Uma de­las é a da apo­sen­ta­da Tar­si­la Le­al, 60 anos.

– Tra­ba­lhei des­de os 14 anos e pos­suo 37 anos de ca­sa­da, com dois fi­lhos e uma ne­ta.

So­nhos

Emo­cio­na­da, ela con­ta, em seu 'post', ter re­a­li­za­do um so­nho: apren­der a fo­to­gra­far. Ins­pi­ra­da em íco­nes co­mo Se­bas­ti­ão Sal­ga­do, bra­si­lei­ro ain­da vi­vo, ce­le­bra­do nos cin­co con­ti­nen­tes,  e até em Hen­ri Car­ti­er-Bres­son, fo­tó­gra­fo fran­cês nas­ci­do em 1908 e mor­to em 2004, ela acre­di­ta que nun­ca é tar­de pa­ra so­nhar

– Ao me apo­sen­tar, re­sol­vi apren­der o que sem­pre gos­tei e so­nhei: a ar­te de fo­to­gra­far.

Tar­si­la Le­al re­la­ta que sen­tiu que o seu olhar se am­pliou após as au­las no Se­nac. Um des­per­tar, tal­vez, pon­tua. A be­le­za das co­res, os con­tras­tes da na­tu­re­za, ob­ser­va. Acor­dei pa­ra uma per­cep­ção mai­or, ex­pli­ca. Sob a ori­en­ta­ção de Cla­ri­ce Al­ves, su­bli­nha. Re­su­mo da ópe­ra, um no­vo sen­ti­men­to no olhar, afir­ma.

– Co­res têm sen­ti­men­tos e a al­ma das pes­so­as pos­sui luz!

A na­tu­re­za se trans­for­ma com a luz, fri­sa ela. O que po­de ser cap­ta­do pe­lo olhar di­fe­ren­ci­a­do, in­sis­te a ex­po­si­to­ra. Por uma má­qui­na fo­to­grá­fi­ca, re­gis­tra. O que é su­pos­ta­men­te co­mum, com um olhar fo­to­grá­fi­co, tor­na-se be­lo, diz. A ar­te da fo­to­gra­fia te faz ver e amar mais, ati­ra Tar­si­la Le­al, ani­ma­da.

Per­fil da cu­ra­do­ra

Gra­du­a­da em Fo­to­gra­fia e Ci­ne­ma pe­la Fa­cul­da­de Cam­bury e em Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas, Cla­ri­ce Al­ves é pro­fes­so­ra de Fo­to­gra­fia no Senac Eli­as Bu­fái­çal há qua­tro anos. Ela pos­sui, ho­je, atu­a­ção na área de fo­to­gra­fia so­ci­al e au­to­ral. Mais: in­for­ma ao DMRe­vis­ta que faz as­ses­so­ria na em­pre­sa WA Ima­gem.

– Na pro­du­ção de Pro­je­tos Cul­tu­ra­is en­vol­ven­do a fo­to­gra­fia au­to­ral.

"O meu olhar se ampliou. Um despertar, talvez. A beleza das cores, os contrastes da natureza. Acordei para uma percepção maior”


Tarsila Leal, Fotógrafa, 60 anos de idade

fotografia

Perfil

Exposição fotográfica: Olhares

Local: Livraria Nobel, primeiro piso

Shopping: Bougainville

Endereço: Rua 9, Setor Marista, Goiânia

Horário: de 10h às 22h

Entrada: Franca

Curadoria: Clarice Alves

Números da exposição

32 Número de fotografias em exposição

30 Data de encerramento de 'Olhares'

4 Anos de docência de Clarice Alves em Fotografia

60 É a idade de Tarsila Leal, uma das expositoras

10 Da manhã. Abertura da Livraria Nobel, Bougainville

22 Da noite. Horário de fechamento da Livraria Nobel

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias