- Exposição fotográfica está aberta até o dia 30 de novembro, na Livraria Nobel, Shopping Bougainville
- A curadoria é da celebrada fotógrafa goiana Clarice Alves, que possui um verdadeiro 'olhar inusitado'
- Belas imagens captadas por lentes de máquinas digitais se misturam ao acervo de lançamentos literários
- Tarsila Leal, aos 60 anos de idade, desperta para o mundo da imagem com referência em Sebastião Salgado
A Exposição Fotográfica 'Olhares', com temas múltiplos, está aberta até o dia 30 de novembro. Das 10h às 22h, na Livraria Nobel, instalada no primeiro piso, do Shopping Bougainville, em Goiânia, à Rua 9, Setor Marista. Entrada franca. A curadoria é da professora do Curso de Fotografia do Senac, Clarice Alves.
Belas imagens captadas pelas lentes de máquinas digitais se misturam ao acervo de livros e de lançamentos literários de uma das mais tradicionais livrarias da Capital e dão um tom lúdico e iluminista ao ambiente. Trinta e duas produções fotográficas estão expostas. Uma delas é a da aposentada Tarsila Leal, 60 anos.
– Trabalhei desde os 14 anos e possuo 37 anos de casada, com dois filhos e uma neta.
Sonhos
Emocionada, ela conta, em seu 'post', ter realizado um sonho: aprender a fotografar. Inspirada em ícones como Sebastião Salgado, brasileiro ainda vivo, celebrado nos cinco continentes, e até em Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês nascido em 1908 e morto em 2004, ela acredita que nunca é tarde para sonhar
– Ao me aposentar, resolvi aprender o que sempre gostei e sonhei: a arte de fotografar.
Tarsila Leal relata que sentiu que o seu olhar se ampliou após as aulas no Senac. Um despertar, talvez, pontua. A beleza das cores, os contrastes da natureza, observa. Acordei para uma percepção maior, explica. Sob a orientação de Clarice Alves, sublinha. Resumo da ópera, um novo sentimento no olhar, afirma.
– Cores têm sentimentos e a alma das pessoas possui luz!
A natureza se transforma com a luz, frisa ela. O que pode ser captado pelo olhar diferenciado, insiste a expositora. Por uma máquina fotográfica, registra. O que é supostamente comum, com um olhar fotográfico, torna-se belo, diz. A arte da fotografia te faz ver e amar mais, atira Tarsila Leal, animada.
Perfil da curadora
Graduada em Fotografia e Cinema pela Faculdade Cambury e em Administração de Empresas, Clarice Alves é professora de Fotografia no Senac Elias Bufáiçal há quatro anos. Ela possui, hoje, atuação na área de fotografia social e autoral. Mais: informa ao DMRevista que faz assessoria na empresa WA Imagem.
– Na produção de Projetos Culturais envolvendo a fotografia autoral.
"O meu olhar se ampliou. Um despertar, talvez. A beleza das cores, os contrastes da natureza. Acordei para uma percepção maior”
Tarsila Leal, Fotógrafa, 60 anos de idade
Perfil
Exposição fotográfica: Olhares
Local: Livraria Nobel, primeiro piso
Shopping: Bougainville
Endereço: Rua 9, Setor Marista, Goiânia
Horário: de 10h às 22h
Entrada: Franca
Curadoria: Clarice Alves
Números da exposição
32 Número de fotografias em exposição
30 Data de encerramento de 'Olhares'
4 Anos de docência de Clarice Alves em Fotografia
60 É a idade de Tarsila Leal, uma das expositoras
10 Da manhã. Abertura da Livraria Nobel, Bougainville
22 Da noite. Horário de fechamento da Livraria Nobel