O bailarino, Igor Cavalcante Medina, foi abordado por agentes da Guarda Municipal e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã do último sábado (28/10) durante performance na Praça João Pessoa. O ato ocorreu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
A apresentação integrava a 8ª edição do Caxias em Movimento e era intitulada de “Fim”. O artista estava de sunga e com um arame farpado enrolado no pescoço. Quando é levado pela polícia e pelos funcionários do Samu, o jovem questionava a ação dos civis e gritava que ia fazer uma reportagem.
Ivo Rauber, diretor da Guarda Municipal, falou para a imprensa que os agentes foram chamados por volta das 10h e que não foi informado sobre apresentação artística no local.
O diretor acrescentou ainda que o homem não lutou e disse que não estaria a cometer crime algum. O Samu foi chamado por fazer parte de um "procedimento padrão em casos do tipo". O bailarino é do Rio de Janeiro e já deixou a cidade de Caxias do Sul.
A Prefeitura de Caxias do Sul informou em nota que está aprimorando as informações e que a partir desta segunda-feira (30/10) vai ouvir os relatos dos envolvidos na performance.
Leia a nota a baixo:
“A Prefeitura de Caxias do Sul informa que está apurando as informações sobre a abordagem ao bailarino da Cia. Municipal de Dança, realizada pela Guarda Municipal neste sábado (28/10). A partir desta segunda-feira (30/10), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) começará a ouvir os relatos dos envolvidos para esclarecer a situação e dar os encaminhamentos necessários. Logo os fatos sejam esclarecidos, a prefeitura voltará a se manifestar oficialmente sobre o caso.”
Assista ao vídeo:
(Segundo informações da RBS TV)