A americana Naomi Parker Fraley, de 96 anos, musa inspiradora do cartaz “We Can Do It”, morreu no último sábado (20/01). A informação foi confirmada por sua nora. Naomi, aos 20 anos, foi fotografada operando máquinas em uma fábrica na Califórnia. No momento, Parker usava um lenço de bolinhas nos cabelos enquanto trabalhava.
A ideia do cartaz feminista que carregavas o lema “We Can Do It”, no início dos anos 1940 era promover o trabalho das mulheres durante a 2ª Guerra Mundial, período em que muitos homens saíram das fábricas lutar na guerra, e desencorajar as convocações para participar de greves.
Porém com o passar dos anos, o pôster caiu no esquecimento e ninguém nunca sou qual era a identidade a mulher que inspirou o cartaz. Nos anos de 1980, o cartaz foi recuperado e se tornou símbolo do movimento feminista.
No entanto, só em 2010, quando o acadêmico americano James J. Kimble decidiu descobrir quem era a moça da imagem, sua verdadeira identidade foi revelada. Acreditava-se, que a operária Geraldine Doyle era a inspiradora, pois ela teria se reconhecido na ilustração.
Kimble continuou suas investigações e conseguiu encontrar com um vendedor de antiguidades. Atrás da imagem estava seguinte data e dizeres: 24 de março de 1942 e uma frase: “A bela Naomi Parker parece capaz de tocar o nariz no torno que está utilizando”. O americano começou suas buscas pela mulher, agora identificada.
Em 2016, Kimble conseguiu encontrar a senhora. Depois do ataque a Pearl Harbour, Naomi foi trabalhar com sua irmã na Base Aeronaval de Alameda e se tornou garçonete após a guerra.
Em entrevista a revista People, em 2016, Naomi disse. “Naqueles tempos, as mulheres deste país precisavam de alguns ícones. Se acham que eu sou um, fico feliz”, afirmou Parker.
R.I.P. ♀❤ Naomi Parker Fraley, the woman who inspired the iconic female WWII factory worker #RosieTheRiveter, has passed away at age 96. “The women of this country these days need some icons. If they think I’m one, I’m happy about that,” she told PEOPLE in 2016. Naomi's poster has become a symbol of modern feminism—so in her honor, tag all of the strong women you know. ?????????? |?: Ramona Rosales Uma publicação compartilhada por People Magazine (@people) em 22 de Jan, 2018 às 5:25 PST
Foto/ Reprodução Internet / Instagram