Contação de histórias na forma de games é um dos 18 finalistas da terceira edição do Desafio Diário de Inovações 2019. Unidade de educação de Goiânia é escolhida entre 319 relatos de todas as regiões do país. Iniciativa envolve 60 alunos entre seis e 12 anos
Por Deusmar Barreto
A escola de tempo integral José Carlos Pimenta criou o projeto “Prototipando games e produzindo textos”. A contação de histórias na forma de games é um dos 18 finalistas da terceira edição do Desafio Diário de Inovações 2019, escolhida entre 319 relatos de todas as regiões do país. A iniciativa teve início em 2018 e envolve cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino, entre seis e 12 anos, de turmas multisseriadas, sob a orientação do professor Cléssio Pereira Bastos.
Tudo começou com oficina de introdução ao pensamento computacional no projeto Programaê, da fundação telefônica Vivo, parceira da secretaria municipal de Educação e Esporte (SME), direcionada a seus profissionais. Foi a partir daí que Cléssio teve a ideia de inserir a programação nas aulas de língua portuguesa.
Na primeira fase do projeto, o docente trabalhou a programação desplugada, isto é, sem uso de tecnologia. Aí, foram criadas narrativas de games impressas sob a forma de labirinto em folhas de papel A1. Os textos, então, deram origem a maquetes que, depois, criavam algoritmos em linguagem de programação, dentro da sala de aula. Assim, as crianças foram imersas em ambiente criativo de produção textual e desenvolvimento computacional.
De acordo com o docente, desde que o projeto começou houve “maior engajamento nas atividades de produção textual, mobilização mais intensa de conhecimentos e alunos com dificuldades na escrita conseguindo se envolver intensamente nas atividades de produção”. Cléssio explica que o projeto segue com ações a longo prazo e, desde fevereiro de 2019, usa kits de Arduíno e softwares de programação.