Home / Cultura

CULTURA

Exposição reflete sobre manifestações afro-brasileiras

Se você tem a pretensão de conhecer um pouco mais sobre os costumes que fazem parte da cultura afro-brasileira, é recomendável que dê um pulo na Vila Cultural Cora Coralina, no Setor Central, para conferir a exposição fotográfica “Alegria em Três Ranchos”, de Fernando Corrales, que ficará em cartaz até o dia 19 de outubro.

É um rolê imperdível para quem aprecia a sensibilidade humana a partir das lentes. Isso porque os retratos apresentados na mostra são frutos do de imersão ao encontro Congada, que é comemorado todo ano na cidade de Três Ranchos, no interior de Goiás.

Nascido em Ribeirão do Pinhal, no interior do Paraná, Fernando Corrales estudou em Curitiba e se forma em administração. Mas logo viu que queria fotografar. Seus primeiros registros datam de 2006. Desde então, expôs seu trabalho em mais de 30 galerias. Além disso, possui acervo que contam com mais de 40 mil fotos.

Para realçar ainda mais a relevância social da exposição, o registro documental realizado por Fernando Corrales foi concedido ao longo dos anos de 2012 e 2013. Foi resultado de sua vivência em meio à casa de moradores, onde estreitou laços com eles e, assim, possibilitou que houvesse interação entre o meio e o fotógrafo.

Nada de chegar e já meter a mão na câmera: é preciso viver o lugar.

Corrales capta magistralmente os instrumentos usados pelos congados, sempre com couro de boi ou vaca. Também percebemos a partir de suas imagens que a crença aproxima, fortalece os laços e, dessa forma, nos leva a refletir sobre o futuro das próximas gerações de congadeiros.

Ao longo das imagens expostas na Vila Cultural, é possível perceber que o artista teve a pretensão de abordar o aspecto representativo da manifestação, o que contribuiria para valorizar a história do Estado e fortalecer a identidade cultural goiana e brasileira. A escolha não poderia ser mais assertiva, não é mesmo?

Por tudo isso, cada vez que frequentamos exposições, temos convicção de uma coisa: que é preciso conhecê-las mais, mais e mais, pois nos tornamos mais humanos. E, como não poderia deixar de ser, despertamos nossos olhares para questões até então distantes do nosso cotidiano.

“Alegria em Três Ranchos” cumpre bem esse papel. E digo mais: é, com todo respeito ao leitor pela verborragia nada imparcial ou isenta, sensacional ver a cidade pulsante arte em seus espaços culturais. Colem lá!

Serviço

“Alegria em Três Ranchos”

Data: de 17/ 09 a 19/10

Horário: das 9h às 17h

Onde: Vila Cultural Cora Coralina

Endereço: R. 3, s/n - St. Central, Goiânia

Entrada Franca

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias