Cultura

5PRAStANtAS em nova voltagem

Redação

Publicado em 2 de março de 2016 às 21:18 | Atualizado há 4 meses

 

Erra quem diz que a música brasileira não apresenta mais coisa boa. Muita gente carrega um saudosismo eterno e manda aquela frase nostálgica: “Não se faz mais música como antigamente”. Provavelmente não, afinal os tempos são outros. Mas rola, e muito, de acompanhar os novos sons, que apesar de tudo inevitavelmente bebem da água clássica do passado, mas regurgitam tudo de um jeito novo.

Dessa nova geração de música nacional temos a banda paulistana 5PRAStANtAS, com letras existenciais pra pensar e boas canções pra sentir. Som que nasceu sob influências equivalentes do rock nacional e internacional, junto a uma pitada de blues.

A banda já tem um bom nível de reconhecimento pelo país. ”A 5PRAStANtAS ganhou destaque após vencer duas edições consecutivas do Manifesto Rock Fest em 2008, primeiro como escolha do público e depois como melhor banda e melhor música autoral(…) além de alcançarem números significativos no Youtube, com o principal clipe da banda, Clichê dos 90 (com mais de 49.200 views)”.

Um papo suave com a banda

O baixista Paulo Pascale conta um pouco da trajetória da banda e o objetivo musical dos caras. “Estamos na estrada desde 2003, mas levando a banda mais a sério, com proposta autoral, desde 2009. A nossa proposta é fazer uma música que seja tão boa liricamente quanto instrumentalmente, não nos importamos tanto do formato que ela toma (pop, rock, blues, etc). Claro que depois “ajeitamos” ela (produção)”, A respeito de como eles resolveram juntar seus sons o baixista fala: “O que nos reuniu desde o início foi a vontade de fazer música própria. Cada um com seu gosto pessoal, mas acredito que conseguimos fazer uma mistura legal disso tudo”.

Os garotos apesar de serem do mesmo bairro foram se encontrando aos poucos pelo caminho. “Foi através de um anúncio na internet que as duas metades da banda se uniram. Thiago Lecussan (guitarra) e Paulo Pascale (baixo) estavam em busca de um vocalista que fosse também compositor para formar uma nova banda, quando encontraram em Caio Bars (voz) a parceria perfeita para aquilo que procuravam. Alguns meses depois, Caio convidou Ciro Rezende, seu amigo de infância, para assumir o controle da bateria. Em 2012, o tecladista Gabriel Kanazawa se juntou ao grupo”.

O 5PRAStANtAS conta a quem serve seu som. “Nossa produção é voltada para um som que os 5 sintam-se satisfeitos com o resultado. Somos underground, mas quem ouvir nossos discos, perceberá que temos um forte apelo popular, no bom sentido da palavra”.

Caio, o vocalista, é o cara cheio dos “rolês” existenciais e levemente romanticóide por trás das letras da banda, de acordo com o integrante Paulo. “As letras são mais na linha existencial sim, feitas para pensar, muita gente se identifica com elas. Mérito total de nosso vocalista Caio, que escreve praticamente elas todas. Damos total importância para elas

Pra quem já curte o som do 5PRAStANtAS, ou pra quem está com a mente aberta pra agregar novos sons pergunto sobre expectativas sobre shows aqui no nosso Goiás “Ainda não temos shows previsto para Goiás. Mas gostaríamos muito de tocar aí, especialmente em Goiânia. Vamos ver se fazemos acontecer”. Vamos torcer pra que aconteça, afinal música boa é sempre bem vinda na Gyn city.

Saindo de uma frequência para alta voltagem

No primeiro disco (Outra Frequência) eles apresentavam uma linha mais “clássica” em relação ao formato das músicas. Naquele estilo guitarra, baixo, bateria e teclado. Paulo fala sobre as mudanças no som para o novo trabalho “Somos mais clássicos, porém neste novo EP temos mais experimentos com efeitos e timbres, especialmente no teclado e na guitarra. Resolvemos utilizar mais esses recursos, inclusive em algumas faixas de voz”.

O “Outra Frequência” disco lançado há 5 anos mostra a imensa qualidade musical dos caras. “O álbum traz um repertório cheio de riffs e solos de guitarra intensos, refrões marcantes e grandes canções com algo de diferente a dizer. Recheado com temperos de soul, funk, blues e pop, Outra Frequência é um grande álbum de Brock”. Quem ouviu provavelmente vai concordar.

Essa semana saiu trabalho novo na praça, o EP “Bivolt”, com seis faixas. “São 6 músicas divididas em Lado A (110v) e Lado B (220v), sendo que no Lado A temos músicas que recebem sua energia principalmente da palavra, da poesia e da canção. Já no Lado B, as músicas são mais energizadas pelas cordas, teclas e peles envenenadas do rock and roll”.

O novo  EP inclui a faixa “Falsos Heróis” que já tem videoclipe. A temática da música é bem crítica, falando sobre os heróis inventados para o entretenimento. O vídeo mostra imagens do 7X1 do Brasil e Alemanha, imagens dos “heróis da nave BBB” e até do queridinho adolescente “revolts” Justin Bieber. As outras faixas do disco são: “Novo Norte”, “Casa Pequena”, “Você Trouxe De Volta”, “Não Olha Pra Trás” e “Indícios”. O EP está disponível digitalmente, corre pra ouvir!

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias