Aniversário de Salvador no melhor estilo
Redação
Publicado em 29 de março de 2016 às 00:08 | Atualizado há 4 meses
A primeira capital do Brasil completa hoje 467 anos de história, cultura e de gente feliz. Fazendo jus à fama que tem, as comemorações de aniversário da cidade não poderiam ser diferentes. Desde domingo Salvador está sendo palco de uma programação musical mais do que especial durante a 4ª Edição do Festival da Cidade . A turnê “Dois Amigos, Um Século de Música”, de Gilberto Gil e Caetano Veloso é uma das apresentações mais esperadas para as festividades. Entre o Farol da Barra e o Bairro do Rio Vermelho, cerca de 60 músicos farão a alegria dos soteropolitanos ao longo desta semana. Salvador também vai receber o maior evento de vôlei amador do mundo por esses dias. A Prefeitura Municipal disse que em torno de R$ 1,5 milhão estão sendo investidos na organização deste evento, e que cerca de R$ 800 mil serão pagos em cachês dos espetáculos pela iniciativa privada.
As manifestações artísticas e culturais – teatro, dança, música, fotografia, gastronomia – poderão ser contempladas pelos quatro cantos da cidade. Seis palcos montados nos bairros de Pariperi, Itapuã, Ribeira, Rio Vermelho, Boa Viagem, Federação, Canela, Barroquinha e no Farol da Barra e mais de dois mil artísticas trazem enfaticamente o colorido característico baiano. Os shows de maior público está programados para começar a partir de quinta-feira 31, e se apresentarão nomes como Aline Rosa, que gravará seu DVD durante as comemorações, Aloísio Menezes e Juliana Ribeiro abrem a programação musical na quarta-feira 30. Separamos pra você toda a programação musical, que você confere no quadro ao lado.
A primeira capital do Brasil
A Bahia de Todos os Santos, região de Salvador, fundada em 1549, foi a primeira capital do Governo Geral de Portugal no Brasil, desde sua fundação até 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro. Berço de Jorge Amado, Rui Barbosa, Caetano Veloso, Raul Seixas, Pitty, Maria Bethânia, Castro Alves e tantos outros grandes nomes, Salvador é também o berço de várias manifestações artísticas, culturais e comportamentais do nosso Brasil. É de onde veio o acarajé, o axé, a Veveta, e os tais dos Magalhães, familia influente na política e na comunicação em todo o estado da Bahia. O cotidiano desse povo alegre de sangue ardente já foi tema de canções de tanta gente, que até a lusitana/brasileira Carmem Miranda pegou carona no sucesso da “baianeidade” lá na terra do Tio Sam. Foi lá também que o eterno Rei do Pop Michael Jackson fez sua memorável apresentação pelas ruas do Pelourinho, ao som do inconfundível batuque o Olodum.
O interior baiano protagonizou a Guerra dos Canudos, no final do século XIX, onde os personagens principais eram o Exército Brasileiros e os populares, liderados pelo líder religioso Antônio Conselheiro, derrotados pelas forças armadas nacionais. A trama de luta no sertão baiano virou filme em 1997, sob direção do cineasta Sérgio Rezende, o mesmo do filme Zuzu Angel (2006). O estado, além de lindo por natureza, carrega em sua história a marca da coragem, em contradição com a jocosa expressão de “baiano preguiçoso”. Durante o Período Regencial, entre a abdicação do trono por parte de Dom Pedro I até o Golpe da Maioridade de Dom Pedro II, o estado também foi palco da Rebelião Regencial conhecida como Revolta da Sabinada, sob liderança do médico Francisco Sabino Barroso. O Governo Central, com o apoio dos fazendeiros da região, derrotaram os rebeldes, que perderam o controle da capital Salvador. Durante o período escravista, Salvador era também um dos principais portos a receber os navios negreiros, e de la distribuíam os negros pelas porções Setentrional, Central e Oriental do País. As demais regiões recebiam escravos que desciam dos portos do Rio e São Paulo.
Programação Musical do Festival da Cidade 2016
Dia 31/03
Bairro Rio Vermelho, às 19h
Show Aloísio Menezes
Show Juliana Ribeiro
Dia 01/04
Bairro Rio Vermelho
Espetáculo “Canta Salvador”, com maestro Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas.
Show Márcio Melo
Dia 02/04
Farol da Barra, às 20h
Show Caetano Veloso e Gilberto Gil – turnê “Dois amigos, um século de música”
Dia 03/04
Deck do Rio Vermelho, às 14h
Show de gravação do DVD de Alinne Rosa
Dique do Tororó
Trio do grupo Alavontê (“Pranchão”)