Cultura

Artista goiano é destaque na Mostra de Artesanato SenadoArtit em Brasília

Alex Pereira

Publicado em 3 de dezembro de 2021 às 06:43 | Atualizado há 3 anos


Mostra de Artesanato das Regiões Sul e Centro-Oeste SenadoArtit, em Brasília

Um dos destaques evento foi o artista vilaboense, Auriovane D’Ávila, que com mais de 30 anos de carreira, é hoje um dos artistas regionalistas da atualidade que mais vem se destacando no Brasil e exterior, com sua arte peculiar e surpreendente de representar em suas telas, o cotidiano e costumes do cerrado, usando com matéria prima, areias coloridas naturalmente extraídas da Serra Dourada.

Auriovane D’Ávila é natural da Cidade de Goiás, antiga capital do estado, berço da cultura goiana e Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi na antiga Vila Boa, onde vive e mantém seu ateliê, que ainda na infância deu seus primeiros passos nos estudos na Escola de Belas Artes, fundada pela renomada artista plástica Goiandira do Couto. E foi da ilustre professora e artista que ele conheceu uma técnica, criada por ela nos anos 60, que determinaria os rumos de sua carreira: a pintura com areia sobre tela.

Ao dominar esse método peculiar, foi aperfeiçoando de forma extrema ao longo dos anos, onde o artista consegue manipular a matéria prima – areia, rochas e pedras coloridas – e transformar em obras extremamente complexas até mesmo para uma técnica a pincel. Ele faz toda está proeza com as pontas dos dedos, dosando porções exatas de areia colorida e cola, dando o efeito de sombreado preciso.
A matéria prima, Auriovane encontra na natureza. É da vasta formação geológica da Serra Dourada, nos arredores da antiga Vila Boa, por meio de uma coleta consciente que encontra pedras soltas. São dessas rochas que o artista extrai as centenas de tonalidades de areia. Depois anos de pesquisas e andanças pela Serra, hoje ostenta uma coleção de quase 500 tons naturais. “A formação geológica da Serra Dourada permite que a extração das areias das rochas alcance cores e tons inimagináveis”, diz Auriovane.

O Mago das Areias, como é conhecido pela crítica, brindou o público que passou pela mostra com uma de suas mais famosas telas, onde retrata a também ilustre vilabelense, Cora Coralina em uma trivial cena do cotidiano bucólico onde nasceu e cresceu a formosa escritora. A obra faz parte do acervo particular do advogado Gildo Faustino que gentilmente cedeu ao seu criador, para que pudesse ser exposta no Congresso Nacional.



Encerrou nesta quinta-feira, 02, em Brasília, a edição da Mostra de Artesanato, onde durante esses dois dias, o hall de entrada do Senado Federal deu espaço à exposição de uma série de produtos de arte, artesanato e culinária das regiões Sul e Centro Oeste. O evento é uma realização da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em parceria com o Sebrae e a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), com objetivo de promover a internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional. A Mostra já contemplou as cinco regiões brasileiras, trazendo ao Senado artesanato, comidas típicas e produtos típicos regionais de todo Brasil.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias