Cultura

Bar que marcou movimento LGBT é declarado monumento histórico em Nova York

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2015 às 01:34 | Atualizado há 4 meses

 

Se você já pesquisou um pouco sobre a história do movimento LGBT, com certeza já se deparou com o bar Stonewall Inn, de Nova York, que em 1969 foi palco da primeira revolta em prol da liberdade sexual. Agora, ele acaba de ser declarado monumento histórico.

O comitê de Preservação de Sítios Históricos votou a favor do icônico local devido ao importante papel que teve na defesa de direitos LGBT. O bar não poderá ser remodelado tampouco demolido.

“A grandeza de Nova Iorque reside na sua diversidade e inclusão. Os eventos em Stonewall foram o ponto de detonação do movimento para os direitos da comunidade homossexual e na história da nossa Nação”, disse o diretor do Comité, Meenakshi Srinivasan. (Com A Capa)


Procurador-geral quer que Congresso tenha prazo para criminalizar homofobia e transfobia

g2

Rodrigo Janot, que é procurador-geral da República, enviou um parecer no último dia 19 ao Supremo Tribunal Federal, em que recomenda que a Corte dê ao Congresso prazo “razoável” para concluir a votação do projeto que criminaliza a homofobia e a transfobia.

Janot diz por meio do documento que é a favor da ação do PPS, protocolada pelo ministro Celso de Mello no fim de 2013, que salienta que o Congresso seja considerado “omisso” por não editar uma lei sobre o tema.

Na recomendação do procurador-geral, caso o Parlamento não cumpra o prazo determinado pela Corte, a punição para a homofobia e a transfobia deve ser definida pelo próprio Supremo. Ainda não há previsão para o julgamento da ação.

 


Parada Gay da Bahia espera 900 mil pessoas e abre cotas de patrocínio para empresas

g3

Organizada pelo Grupo Gay da Bahia, a 14ª Parada Gay da Bahia – que é uma das atrações da IV Semana da Diversidade em setembro – abriram as cotas de patrocínios para as empresas interessadas em participar do evento.

A semana, que ocorre dos dias 6 a 13 de setembro, tem programação que vai de seminários, feira, mostra de artes plásticas, shows musicais, desfiles de trios, palco para apresentações de bandas até a Parada.

A expectativa é reunir cerca de 900 mil pessoas no cortejo de dez trios elétricos. Marcelo Cerqueira, presidente do GGB e produtor do evento, acredita que a quantidade de atividades e o público garantem aos parceiros o retorno do investimento.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias