Cass Elliot rompeu os padrões da beleza e conquistou o mundo da música
Diário da Manhã
Publicado em 18 de setembro de 2015 às 19:29 | Atualizado há 4 mesesCass Elliot, nome artístico de Ellen Naomi, também conhecida como Mama Cass, foi uma cantora que rompeu os padrões da beleza e lutou no mercado da música. Antes de entrar para o The Mamas & The Papas, Cass fez parte das bandas The Big 3, de 1963 a 1964, e The Mugwumps, em 1964. Depois do fim do famoso grupo em que era integrante, ela deu inicio a uma carreira- solo de sucesso, no qual lançou vários álbuns.
A cantora nasceu no dia 19 de setembro de 1941, em Baltimore, onde deu início a sua carreira na cena folk. Foi casada duas vezes, a primeira com James Hendricks, que teve seu casamento anulado por nunca ter sido consumado, e posteriormente com o Barão Donald Von Wiedenman.
Depois de passar por algumas bandas, Cass foi convidada por Denny Doherty, ex integrante do The Mugwumps, para fazer parte de um novo projeto, chamado The New Journeymen, no qual tinha em sua formação John Phillips e Michele Gillian. Cass sofreu um grande preconceito vindo de Phillips. Devido ao seu peso ele não a queria no grupo, porém depois se rendeu a voz e bom humor da cantora.
The Mamas & The Papas
O grupo lançou seu primeiro álbum em 1966, chamado “If You Can Believe Your Eyes and Ears”, no qual trazia duas das principais músicas da banda “California Dreaming” e “Monday, Monday“. O álbum atingiu o primeiro lugar nas paradas americanas.
Jhon havia se casado com Michelle em 1962, tempos antes do grupo começar. Porém, o principal vocalista da banda, Denny Doherty começou um romance com Michelle, no qual mantiveram em segredo dos outros membros do grupo, até ser descoberto por Jhon. Logo depois, Michelle se envolveu com Gene Clarkdo, do grupo The Byrds. John consultou advogados e Michelle acabou sendo demitida do grupo e em seu lugar entrou Jill Gibson.
O álbum The Mamas & The Papas foi lançado após a entrada de Jill, trazendo sucessos como “Dedicated To The One I Love”, que atingiu o quarto lugar nas paradas de sucesso americanas.
O nome da banda foi inspirado em um programa de televisão em o grupo assistia, onde alguns Hell’s Angels que estavam sendo entrevistados disse que chamavam suas mulheres de ‘mamas’. Assim, Michelle e Cass adoraram o nome e quiseram ser chamadas de mamas e assim John e Denny seriam os papas.
O The Mamas & The Papas acabou em 1967 depois de uma discussão entre Jhon Phillips e Mama Casse, a fazendo abandonar o grupo e sair em carreira-solo. No início ela estava insegura por fazer uma apresentação sem os companheiros, sua primeira temporada em Las Vegas foi um desastre. Mas logo se recuperou e teve um futuro brilhante, com canções de sucesso como “Make Your Own Kind of Music” e “It’s Getting Better”.
Morte
Cass morreu na Inglaterra em 29 de julho de 1974, por um ataque cardíaco fatal aos 32 anos, no auge de sua carreira-solo. Uma lenda urbana de que a cantora teria morrido engasgada com um sanduíche circulou por vários anos.
As constantes variações de peso da cantora podem ter afetado drasticamente sua saúde.