O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), vai mais uma vez vai ser palco para apresentação de renomados pianistas. O projeto "Allegro 2023" conta com o apoio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro BR e tem data de encerramento para dezembro com a apresentação da pianista portuguesa, Luisa Tender.
A programação deste sábado, 14, conta com as obras de Vagner Cunha e Robert Schumann, que vão ser interpretadas pelo pianista Ney Fialkow, às 20h, no CCUFG. O espetáculo é totalmente gratuito, o acesso ao teatro será por ordem de chegada.
O presente concerto, conjuga tradição e inovação. Vão ser apresentados em Goiânia a primeira audição dos Prelúdios do Ciclo II, do compositor Vagner Cunha. Logo em seguida, seguirá a Sonata op. 11 n. 1 em Fá sustenido Menor de Schumann.
Ney Fialkow, afirma que na primeira parte do concerto serão obras que encantam o público em geral por sua forma expressiva. Ainda, pela explosão das ressonâncias do piano e diferentes estados de espírito inerentes aos contrastes que caracterizam o gênero Prelúdio.
Em nota:
"Sinto-me honrado em fazer parte de uma série exclusiva de pianistas, considerando-se a qualidade dos músicos convidados para atuarem em atividades artísticas promovidas pelo CCUFG", destaca Ney Fialkow.
O pianista ainda menciona que a capital goiana é uma cidade crescente, mas que não descuida dos seus aspectos culturais. "Já estive diversas vezes em Goiânia para concertos e é sempre uma grande responsabilidade, justamente, pela qualidade do que o público está habituado a ouvir", finaliza.
Ney Fialkow
O pianista é considerado hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Ele concilia sua carreira solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre.
Ele lançou os álbuns Metamorfora e Fantasy nos EUA, em parceria com o baixista Marcos Machado, pelo selo Blue Griffin, e a obra integral de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum anunciado ao Grammy Latino de 2021.