A 15ª edição Aparecida É Show começa hoje e vai trazer até o próximo domingo, 12, programação animada no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela. A ideia é divertir a população e celebrar os 102 anos da cidade Aparecida de Goiânia, com rodeios e um cardápio musical eclético: do sertanejo ao rap, do eletrofunk ao gospel.
A programação começará hoje com apresentações da cantora gospel Maria Marçal e do pastor Fernandinho. Já amanhã, o evento vai receber atrações, como Zé Neto e Cristiano, DJ Cintia Souza e a abertura do tradicional rodeio de montaria em touros.
Dentre as atrações desta quinta-feira, está ainda a apresentação de um grupo que criou um o hino de Aparecida de Goiânia, o CL a Posse. O conjunto é autor do hit “CL Aparecida”. No palco, o grupo vai celebrar 20 anos de carreira, com homenagem a alguns nomes do rap nacional, a exemplo de DJ Jamika, Guind 121 e, claro, Racionais MCs.
Isso tudo somado às canções do próprio CL A Posse, que tem muita história para contar no palco. O ano era 2005 e não havia uma alma viva goiana que não sabia cantarolar o trecho “pedindo paz, a todas as quebradas”. São versos da música “CL Aparecida”.
O hit fala da vida na periferia e homenageia um setor de Aparecida. O bairro sofreu ligeiro crescimento. É o Cidade Livre. Ou CL. Ali os artistas abriram a porta do sucesso. “Com essa música, tivemos oportunidade de conhecer várias cidades pelo Brasil todo”, conta DJ Arthur K, que – juntamente com Jota R e Alessandro CL – compõe a formação do grupo atual.
Criada em meados de 2000, o CL a Posse contava, no início, com mais dois integrantes. Conforme DJ Arthur K, Nego Thaide e Pantu se converteram. Com a canção, o grupo marcou época e, atualmente, está com mais de 10 milhões de views no Youtube. O canal dos goianos tem cerca de 50 mil inscritos, número que dá dimensão da importância do grupo.
Precursores
Além de ter se tornado sucesso nacional nos rádios e baladas, principalmente de Goiás, é importante ressaltar que o grupo foi ainda um dos percussores do hip-hop goiano. Mostrou ainda que em Aparecida de Goiânia havia um cenário de rap efervescente. “Em Aparecida, o rap sempre foi forte. O cenário do hip-hop contava com vários grupos de rap nacional e de break dance. A cultura da black music estava na veia da rapaziada”, explica o DJ Arthur.
Para se ter uma ideia, o próprio CL a Posse nasceu da junção de outros três grupos: Mensageiros da Verdade, 44p e A Missão. DJ Arthur explica, no entanto, que os grupos sofriam alguns “perrengues”.
“No início, tudo era muito difícil. Os locais para sonorização, por exemplo, eram muito precários. E nas nossas apresentações, muitas vezes, sofríamos discriminação até por parte da polícia. Mas, aos poucos, este cenário foi mudando”, recorda.
Hoje, o grupo – além das apresentações – também trabalha para abrir caminhos para novos artistas e usar o rap para ajudar a transformar vidas na educação pública. “Além de contribuir com a nova geração do rap nas batalhas de MCs que rolam em Aparecida, também fazemos um trabalho social nas escolas ministrando oficinas de DJ e MCs para meninada”, conta.
Festa grande
De acordo com a prefeitura, Aparecida É Show pretende receber cerca de 30 mil pessoas por dia. Para garantir que ninguém fique de fora da festa, a entrada terá um valor social.
A entrada será mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Já no domingo, dia 12 de maio, a entrada será franca para todas mulheres e crianças. Os alimentos arrecadados serão enviados para o estado do Rio Grande do Sul que enfrenta os efeitos de uma catástrofe climática sem precedentes.
“Vamos despertar o espírito social que o nosso povo tem e tornar a nossa festa uma ação de ajuda para aquelas pessoas que tanto precisam de ajuda neste momento”, destaca o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.
Programação completa
HOJE
- Fernandinho e Maria Marçal
AMANHÃ
- Zé Neto e Cristiano
- CL Aposse
- DJ Cintia Souza e abertura do tradicional rodeio de montaria em touros.
SEXTA
- Barões da Pisadinha
- Zé Ricardo & Thiago
- DJ Low.
SÁBADO
- Gustavo Mioto
- Balada F-250
- DJ Vinícius Cavalcante.
DOMINGO
- Israel e Rodolfo
- Dj Jiraya Uai