De barro e silêncio: videodança ‘Sopro’ estreia nesta sexta-feira (17) pelo YouTube
Diário da Manhã
Publicado em 14 de junho de 2022 às 18:06 | Atualizado há 3 anos
A vida é um sopro. E nessa ânsia pelo imediato, de vez em quando a gente se perde! Nesta sexta-feira (17), o videodança ‘Sopro’ estreia no YouTube, dirigido por Anna Behatriz Azevedo, Larissa Siqueira e Marcus Nascimento. A coreografia tem como inspiração a frase do Jornalista Eduardo Galeano: “Nesse mundo de plástico e de ruído, quero ser de barro e de silêncio” e usa da estética do barro e do pó para fazer refletir sobre a vida contemporânea.
Marcus explica que são três interpretes criadores e que o processo de criação da dança e da dramaturgia aconteceu por experimentação. “Fazemos um paralelo com a relação de que viemos do pó e ao pó retornaremos (Gênesis 3:19). A terra seca – ‘pó’ – em contato com a água se transforma em barro e esse mesmo barro nos transforma e nos afeta de forma sensível e estética”, acrescenta.
O barro simboliza o contato consigo mesmo, com a natureza, com a essência de cada ser humano. O silêncio e a pausa, por sua vez, se fazem necessários para que o indivíduo não se perca na confusão da rotina. “O contexto do plástico traz uma superficialidade das relações humanas que chega a um estado de delírio, alucinação e loucura. O ruído, por sua vez, faz com que nossa voz deixe de ser compreendida”, completa Larissa Siqueira.
Este projeto é contemplado pelo edital de dança Adir Blanc, concurso nº 8/2021, Secretaria de Cultura. As imagens foram filmadas na Olaria Rei Canaletas, em Nerópolis e a busca era detalhes para além da superfície. A dança, portanto, não se encontra somente na plasticidade dos movimentos, mas na intenção artística. São corpos que se ressignificam ao dançar com uma edição sensível.
“A particularidade que eu vejo desse videodança é que ele parte de uma frase e essa frase desencadeia a corporeidade dos meninos, as cenas, o material plástico e argila. Partindo de uma frase relacionada a um mundo de plástico e um desejo de silêncio, se desencadeia todo o processo de construção do videodança”, explica Anna Behatriz.
Currículo de peso reunido
Marcus Vinícius Nascimento Silva é especialista em análise do movimento: Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna – RJ. Atualmente é coreógrafo e bailarino da CenÁpice Cia de Daança e Fohat Cia de Dança. Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), já foi bailarino da Quasar Jovem.
Sara Caroliny Marques Moraes possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás FEF/UFG (2012) e Formação Técnica em Dança Contemporânea pelo Centro de Educação Profissional Basileu França SECT/GO (2012). É especialista em Análise do movimento humano Sistema Laban / Bartenieff pela faculdade Angel Vianna – Rio de Janeiro.
Anna Behatriz é graduada em Artes Visuais – bacharelado em Artes Plásticas e mestra em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais – UFG. Desde 2005 produz trabalhos artísticos que transitam entre as artes visuais. De uma genialidade e ousadia singular.
Natanael Ferreira da Silva é bailarino e coreógrafo. Desde 2005 trabalha em coreografias nas quais busca novas formas de expressão usando as ações cotidianas do corpo como linguagem poética da dança.
Serviço
Videodança – Sopro
Data: 17.06.2022
Horário: 19h30
Disponível em: https://youtu.be/aXEQaaa8rsM