Espetáculo O Abajur Lilás retorna em grande temporada
Redação
Publicado em 12 de maio de 2017 às 21:36 | Atualizado há 4 meses
O espetáculo O Abajur Lilás está de volta em grande temporada. A peça, escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos, em 1969, estreou em Goiânia em 2014, pelas mãos do Grupo Teatro Destinatário, com direção de Natássia Garcia, em uma montagem ousada e contundente que faz jus à aura marginal da obra do autor. O sucesso da montagem foi imediato, graças à propaganda boca a boca. Agora a trupe está de volta para uma temporada ainda maior, com este que é um dos espetáculos mais comentados dos últimos tempos da cena teatral goiana.
A temporada vem com uma nova proposta, o Boteco Político, que vai debater, após cada apresentação, temas contemporâneos que de alguma forma estão ligados ao universo da obra de Plínio Marcos; como feminicídio, prostituição, políticas de saúde coletiva, ditadura civil-militar, homofobia e o teatro de Plínio Marcos. O endereço da atual montagem é o Espaço Cultural Novo Ato, no Setor Crimeia Leste. A temporada conta com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Goiânia, edital 2016.
Na peça Giro, Oswaldo, Dilma, Célia, Leninha e outros personagens, representativos da temática abordada, são as figuras que habitam o “mocó” e compõem o cenário da zona de prostituição.
A direção realista de Natássia Garcia capta a crueza da ação, em um ousado jogo de cena que escancara o lado mais duro de quem enfrenta a sociedade vivendo à margem. Assim, as cenas são cruas e não se furtam da violência, do escárnio e da nudez do elenco, que se despe metafórica e literalmente, em nome da verdade contida no texto.
A direção de arte é de Luan Roger de Carvalho, Natássia Garcia e Naty Paiva. O trabalho de pesquisa para a cenografia e o figurino é uma atração à parte. Com esmero, peças de época foram coletadas em brechós para recriar fielmente um cafofo suburbano da década de 1960. Os atores, caracterizados como prostitutas e cafetões recebem o público na rua e o encaminha para o estabelecimento, estrategicamente adornado com uma lâmpada vermelha. O público se acomoda como pode no local, caracterizado como um apartamento fétido e claustrofóbico, usado como ponto de encontro das prostitutas. E acaba fazendo parte da cena, não como simples espectadores, mas como testemunha da ação.
Após cada apresentação haverá o Boteco Político, um bate papo com o público que acontece no Bar do Espaço Novo Ato com os temas abaixo especificados. Neste ambiente o bar estará funcionando durante o debate.
O Abajur Lilás, com o Grupo Teatro Destinatário
Data: Dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de maio de 2017
Horários: Sextas às 19h e sábados às 20h
Local: Espaço Cultural Novo Ato (R. Dr. Sebastião Fleury Curado, 193–St. Crimeia Leste, Goiânia)
Ingressos: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia.