Home / Cultura

Música

Famosos cantarão Marilia Mendonça em show tributo realizado no Allianz Parque

Goiana extrapolou limites da música sertaneja e virou ícone da canção brasileira

Marília Mendonça, rainha da sofrência - Foto: Reprodução Marília Mendonça, rainha da sofrência - Foto: Reprodução

A cantora Marilia Mendonça (1995-2021) será homenageada no dia 5 de outubro em um show com a presença de artistas que relembrarão sua arte, no Allianz Parque, em São Paulo.

A apresentação nomeada como "This Is Marilia Mendonça" será um mega evento organizado pelo Spotify. Apesar da promessa de grandes nomes da música nessa homenagem, nenhum deles foi revelado ainda, mas isso acontecerá em breve.

O projeto foi criado numa colaboração com a família da cantora. Feliz pelo show, Dona Ruth, mãe da artista, afirma que o que mais a deixa animada é ver o legado da filha ser celebrado. "Sua vida foi incrível, e ver toda essa bagagem que ela deixou mostra o quanto ela é e sempre será importante para a música brasileira", diz.

"Poder comemorar sua vida e sua música em um evento pensado por nós, como família, e pelo Spotify, sabendo que vamos proporcionar aos seus fãs a oportunidade de escutar suas músicas novamente ao vivo, me emociona", afirma.

Recentemente, o sertanejo Henrique Casttro, amigo de Mendonça, anunciou o lançamento de uma música em colaboração com a artista. A faixa "Experiência", que já está disponível nas redes sociais, foi lançada como parte do primeiro EP do álbum "Blessed", do artista sertanejo de Goiânia. Mendonça, além de aparecer nas faixas com seus vocais, assina a composição junto a Casttro e à cantora Maraisa.

"Minha relação com a Marilia é uma experiência difícil de explicar. É um misto de sentimentos que eu nem sei", ele diz, enquanto exibe filmagens dos dois juntos. "Tenho certeza que foi Deus que a colocou na minha vida com as próprias mãos."

Homenageada por ninguém menos que Caetano Veloso, a cantora rompeu a bolha do universo sertanejo e chegou até a gravar com Gal Costa, numa das melhores faixas que a musa da tropicália lançou nos últimos anos. “Cuidando de Longe”, de fato, se apresenta ao público assim que soa o primeiro acorde como impactante sofrência-soul.

O balanço gosto por trás do seu cabelo, dentro desses olhos negros e da sua vida difusa, encontra na voz grave de Marília a simbiose perfeita para o agudo de Gal, num dos momentos mais interessantes da MPB nos anos 2010.

Goiana de Cristianópolis, Marília começou sua carreira musical como compositora, escrevendo hits para duplas como Henrique & Juliano, João Neto & Federico, Matheus & Kauan e Jorge & Matheus. Suas palavras também foram cantadas por Wesley Safadão e Cristiano Araújo, morto prematuramente num acidente aéreo, em 2015.

O sucesso, todavia, só viria depois de emplacar nas paradas canções como “Até Você Voltar, Cuida Bem Dela” e “É com Ela que Eu Estou” – indispensáveis aos corações apaixonados que lubrificam o gosto do amor num copo de cerveja pela madrugada.

Música que figura no topo das preferidas do público nas plataformas de streaming, “Infiel” transformou Marília num ícone de nossa música. Ao lado de Naiara Azevedo, Simone & Simaria e Maiara & Maraísa, levou a dor de cotovelo para o universo feminino.

Cantava coisas como relacionamentos fracassados que terminam pela insistência de homens machistas colocarem tudo a perder. Essa preocupação em abordar as desilusões amorosas pode ser notada na música “Supera”, onde Marília abre a faixa dizendo para o ex que ele ‘vai fazer papel de trouxa outra vez/ cê não aprende mesmo/ pra você isso é amor”. (Com Marcus Vinícius Beck)

Mais vídeos:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias