
A Folia de Santos Reis de Nova Fátima agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Município!
Câmara Municipal de Hidrolândia aprovou na tarde de ontem (24/2) uma lei histórica para o município que reconhece a Folia de Santos Reis como Patrimônio Cultural e Imaterial. O distrito de Nova Fátima em Hidrolândia é conhecido nacionalmente pela jabuticaba, e realiza a tradicional folia de reis há 48 anos. Esse reconhecimento de tornar a tradição como patrimônio cultural e imaterial reforça e traz autoridade para a cultura local do município.
A lei é de autoria da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Hidrolândia dra. Thaíse de Mendonça. ‘’ Com muita alegria nossa folia de Santos Reis de Nova Fátima é patrimônio cultural e imaterial de nossa cidade, nossa cultura nossa fé, nossas tradições sendo valorizadas e com muita alegria com o apoio de todos os vereadores tivemos a votação’’ comemora a presidente da câmara de vereadores.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito José Délio Jr., e vice prefeito Wellington Leandro, todos os vereadores, o secretário de Turismo e Cultura, Silvio Quirino, todos para honrar esse importante passo para a preservação da identidade cultural do município.
Os foliões também estiveram presentes recebendo as honrarias e fazendo uma apresentação aos presentes.
Sobre a Folia de Reis
A Folia de Reis é uma festa, tradicional na cultura brasileira, cuja celebração dura de 6 a 12 dias. Ela relembra e celebra a viagem e a visitação dos reis magos ao menino Jesus.
"A Folia de Reis é uma festa e tradição popular católica muito celebrada em alguns estados do Brasil, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis, a festa ocorre entre os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 6 de janeiro, Dia de Reis. Relembrando a visita dos reis magos ao menino Jesus, a festividade engloba músicas, orações, danças, roupas, acessórios e muitas comidas típicas em toda a sua realização."
"Origem da Folia de Reis
A Folia dos Reis é uma celebração de origem espanhola e portuguesa. Há estudiosos que defendem que a celebração tenha chegado ao Brasil ainda durante o período de colonização. Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas.
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
A Folia de Reis dura 12 dias, do dia 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, ao dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém."
"Como é celebrada a Folia de Reis?
O grupo de Reisado é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. É comum que eles desfilem pelas ruas e visitem as casas daqueles que desejam receber a visita do grupo.
Nas visitas e no desfile, há músicas típicas, danças e bençãos. É comum que os grupos de folia façam viagens durante o período da tradição, percorrendo toda a cidade, zonas rurais e mesmo realizando um trajeto entre cidades. Nesse caso, a tradição também inclui os “pousos”, que são a hospedagem dos grupos em casas ou fazendas. A hospedagem inclui comida e toda a celebração com música, bênçãos e dança.
Cada grupo possui sua própria bandeira, que é levada durante toda a festa. Em alguns locais, é comum demonstrar respeito pela bandeira, beijando e tocando-a. Quando os foliões entram nas casas, aquele com a bandeira a leva a todos os cômodos, simbolizando as bênçãos para o recinto.
As roupas usadas pelos foliões sempre são coloridas. Os instrumentos musicais mais utilizados são a viola, reco-reco, sanfonas, pandeiros e gaitas."