O teatro estimula nas crianças, a partir desta terça, 10, o senso de representatividade em sete espetáculos que integram a programação do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin), que vai até quinta, 12, no Teatro Goiânia. Numa perspectiva pedagógica, se sairmos um pouco da caixinha, vamos ver que pequenos são apresentados à importância de ter realidade diversa. Um mundo mais plural se abre aos olhos deles, com mais cor, mais luz e mais som.
“Decidimos pela Semana da Criança para realmente presentear a comunidade com arte, cultura e educação”, afirma Hélio. O Festin obteve, aliás, projeção nacional graças ao foco em trabalhar com o público infanto juvenil. Hélio diz que as peças teatrais têm entrada gratuita, mas são limitadas à capacidade do teatro. “As escolas e projetos que querem garantir e retirar os ingressos devem fazer agendamento prévio pelo telefone 98145-8939.”
Neste ano, os realizadores sentiram necessidade de levar o evento à região central da Capital. A programação é gratuita, como sempre foi, só que a data mudou: antes o Festin movimentava os fins de semana, e - agora - acontece entre terça e quinta, de modo a incluir entre público alvo escolas e projetos sociais. Outra novidade, em relação aos anos anteriores, é que a programação foi preparada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Essa iniciativa integra o projeto Teatro Azul, que tem como objetivo ajudar os autistas e seus familiares a prestigiarem o teatro de uma forma mais confortável e acessível. Tudo fica à meia luz, o volume do som é mais baixo e monitores são dispostos à plateia para ajudar as crianças e familiares. “Então, as crianças podem se movimentar pelo teatro. Elas ficam livres. Essas são apenas algumas das adaptações”, conta o idealizador do projeto, Hélio Martins.
Criado em 2017, o Festin reúne programação apetitosa. Algumas das companhias mais importantes de Goiânia, como Flor do Cerrado, Cidade Livre ou Teatro Destinatário, fazem parte do evento nesta 6ª edição. Hélio garante, por exemplo, que o festival só é possível, em grande medida, porque possui um cardápio teatral temperado por artistas que possuem relevância no meio local, como a atriz Ludymila Marques, rosto conhecido na Capital.
Para o produtor cultural, o Festin se compromete em valorizar o teatro infantojuvenil feito em Goiás. “Por isso, várias companhias e grupos participam do evento, nas suas diversas linguagens e performances. Além disso, contamos com a parceria e o apoio de associações de classe, de estudantes e diversos profissionais que ficam por trás do palco e fazem tudo acontecer. Isso também traz essa magia e valorização do nosso teatro”, explica Hélio.
Hélio se recorda dos passos dados pelo festival até aqui. No começo, lembra, a ideia era ter audiodescrição, recurso que está disponível, neste ano, em todos os espetáculos teatrais. “O nosso desafio é sempre o mesmo: trazer para o palco uma programação de espetáculos voltados para a infância e juventude. E isso não é fácil, porque estamos falando de um público exigente. Fazer teatro para criança é lidar com pessoinhas que prestam muita atenção, que são muito sinceras e que tem reação imediata”, pondera o produtor.
Ele conta que, se os pequenos gostaram, vão falar e, se não curtirem o que viram, também se expressarão. “Acho que isso é a magia do Festin. A gente já circulou por várias cidades, por vários espaços, da rua ao teatro. E, dessa vez, estamos os braços ainda mais abertos para toda a comunidade”, acena. O festival, assegura Hélio, só é possível por causa da parceria com os familiares e amigos dos autistas, como a associação Naia Autismo Goiânia, que conta, neste ano, com especial que leva um show especial do projeto “Autismo no Palco”.
Confira a programação
Dia 10/10
9h – Abertura
9h15 - Espetáculo CaixaMundoEu - Ludmyla Marques
Classificação: 4 anos (livre) / Duração: 50 minutos
15h – O Mundo Mágico de Dorothy – Cia Flor do Cerrado
Classificação: 5 anos (livre) / Duração: 55 minutos
Dia 11/10
9h - Histórias para contar outra vez - Teatro Destinatário
Classificação: 5 anos (livre) / Duração: 60 minutos
15h – Mariazinha e Chiquinho na Terra do Rei do Baião – Cia Flor do Cerrado
Classificação: 5 anos (livre) / Duração: 60 minutos
Dia 12/10
10h – Autismo no palco - NAIA Autismo Goiânia
Classificação: 5 anos (livre) / Duração: 60 minutos
16h - Histórias para Sonhar Acordado – Teatro GTI
Classificação: 5 anos (livre) / Duração: 60 minutos
18h – *Enceramento*
18h15 - Entre Letras: Encantados – Cia Cidade Livre
Classificação: 5 anos (livre) / Duração: 50 minutos
Festival de Teatro Infantil Festin
Data: 10, 11 e 12 de outubro
Local: Teatro Goiânia
Entrada gratuita