Home / Cultura

Artes cênicas

Festival traz espetáculos internacionais ao Criméia Leste, em Goiânia

Além das apresentações, estão previstas 11 oficinas, um sarau de poesia, dois shows, performances, intervenções artísticas e debates

‘Fim de Partida’, texto de Samuel Beckett: Cia de Teatro Kaos, de Londrina (PR), abre festival, às 20 horas, nesta sexta-feira, 8 - Foto: Divulgação ‘Fim de Partida’, texto de Samuel Beckett: Cia de Teatro Kaos, de Londrina (PR), abre festival, às 20 horas, nesta sexta-feira, 8 - Foto: Divulgação

O Festival de Teatro Ocupa Novo Ato (Festona) ocorre de 8 a 17 deste mês, com 15 apresentações teatrais, divididas em sete regionais, cinco nacionais e três internacionais com artistas do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Portugal e Argentina.

Além das apresentações estão previstas 11 oficinas, um sarau de poesia, dois shows, performances, intervenções artísticas e debates. “Essa grande festa do teatro vem sendo pensada desde 2019, com produção in memoriam de Ana Paula Lima. Com o advento da pandemia de covid-19, tivemos que aguardar até o presente momento para realizá-la, o que nos fez refletir e trabalhar para que essa festa seja ainda maior, seja uma Festona”, frisa a teatróloga Marília Ribeiro, coordenadora geral do festival, à reportagem do DM.

Segundo os organizadores do Festona, a expectativa dos artistas para o festival é muito grande, devido a volta do público aos teatros após o arrefecimento da pandemia de covid-19. A produtora executiva do festival, Michelly Santana, destaca ao Diário da Manhã o fato da primeira edição do Festona vir recheada com apresentações internacionais, nacionais e regionais. Ela aponta ainda para a diversidade das atividades.

“Além de espetáculos fantásticos, teremos performances, intervenções, oficinas, debates e shows que acontecerão em sua maior parte no Teatro Novo Ato, mas também com ações no Sesc Centro, em um asilo e escolas públicas”, explica Michelly, em entrevista.

Os organizadores afirmam que o festival tem ainda o objetivo de promover as artes cênicas, a difusão da cultura e formação de público, bem como o intercâmbio entre os artistas de várias localidades. “Estamos focados na formação artístico-cultural, contribuindo assim para uma agenda cultural da capital goiana de forma efetiva e democrática”, diz a produtora.

Primeiros espetáculos

O espetáculo “Fim de Partida”, texto de Samuel Beckett, encenado pela Cia de Teatro Kaos, de Londrina (PR), abre o festival às 20 horas, nesta sexta-feira, 8. A encenação é uma recriação de End Game com direção e atuação de Edward Fão. A montagem foi criada através da disciplina de Tradução e Edição do curso de pós-graduação de Especialização de Estudos de Teatro da Faculdade de Londrina, com estudos de Patrice Pavis.

Assinado por um dos ícones do teatro do absurdo, “Fim de Partida” conta a história de Hamm e Clov, presos em um abrigo à beira-mar, de onde manifestam suas desilusões com a humanidade, interagindo e provocando a plateia que acaba sendo instigada a pensar o mundo pela magia do teatro. O texto é encenado pela Cia de Teatro Kaos há 21, anos com mais de 200 apresentações no Brasil e exterior e, neste período, conquistou vários prêmios.

No sábado, a partir das 17h, na Praça Vicente Sanches, Criméia Leste, é montado o espetáculo infantil “Era Uma Vez… Quem Quiser Que Conte Três”. São três fábulas infantis: “A Festa no Céu”, o “Patinho Feio” e a “Cigarra e a Formiga” são contadas através da técnica de narrador personagem, com muita música ao vivo e integração com a plateia.

Mais tarde, no mesmo dia, a companhia portuguesa Evoé Teatro traz a Novo Ato nova de “Ilíada”, poema épico escrito por Homero. Estarão em cena as origens da condição humana na polis e constatamos que pouco mudou na mesma. A busca pelo amor, pela felicidade, pela glória e aventuras em oposição ao conforto e segurança do lar e das regras e protocolos estabelecidos. Observaremos uma guerra que se iniciou em um rompante de amor e já dura nove anos e o ser humano existindo, sonhando e atuando enquanto o drama se desenrola.

Sarau

Às 21 horas, do mesmo dia, começa o Sarau Poesia no Crimeia com os poetas crimeienses Léo Pereira, o Terrorista da Palavra; Luiz Fafau, da Hocus Pocus; e o poeta e cantor Gilmaré, que, além de apresentar seus poemas, faz o show de encerramento da abertura do Festival.

A 11ª edição do Sarau da A Toca Coletivo dá início a plataforma #entocados do Ponto de Cultura, projeto que também tem o apoio da Lei Goyazes e da Equatorial Energia. O sarau será conduzido pelo jornalista e produtor cultural Carlos Pereira, e terá ainda a participação do ator Marcos Maria Branquinho, com intervenções poéticas e performáticas.

O ingresso da programação será 1 kg de alimento não perecível, de modo a realizar também assistência social no bairro através do evento. Para se inscrever nas oficinas e reservar os

ingressos para assistir os espetáculos basta acessar o link https://linktr.ee/festonaoficial.

O Festona é uma realização da Cia de Teatro Novo Ato com o apoio cultural da Chesp (Companhia Hidroelétrica São Patrício) e da Lei Goyazes, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Festona

De 9 a 17 de setembro

Teatro da Cia Novo Ato

Rua Dr. Sebastião Fleury Curado, 193, Setor Crimeia Leste

Entrada gratuita

Veja a programação completa

Sexta, 8

20h - Abertura do festival

Cia Teatro Kaos Londrina/PR - Espetáculo: Fim de Partida

O espetáculo Fim de Partida surgiu a partir da disciplina de Tradução e Edição do curso de pós graduação de Especialização de Estudos de Teatro da FLUL, advinda dos estudos de Patrice Pavis para adaptação de textos teatrais. O texto é uma recriação de End Game, de Samuel Beckett. Criação, direção e atuação: Edward Fão.

21h- Sarau da Toca - Poesia no Crimeia

A 11a edição do Sarau da Toca dá início a plataforma #entocados, novo projeto do Ponto de Cultura a Toca Coletivo que se estenderá por 12 meses com várias atividades culturais no Crimeia Leste. Nesta edição serão homenageados os poetas crimeienses Leo Pereira - o Terrorista da Palavra, Luiz Fafau da Hocus Pocus; e o poeta e cantor Gilmaré, que além de apresentar seus poemas, fará o show de encerramento do evento. O sarau terá ainda a participação do ator Marcos Maria Branquinho na interpretação dos poemas de Luiz Fafau e outras intervenções performáticas durante o evento.

Local: Teatro Novo Ato (Rua dr. Sebastião Fleury Curado, 193, qd 24, lt 18, Setor Crimeia Leste, Goiânia- GO).

Sábado, 9

9 às 12hs - Oficina de Cine Teatro com Aparelho Celular

Ministrante Jorge Castilho Gyn/GO

Visa dar suporte para criação de conteúdo audiovisual, faz compreender as diversas fases de produção do audiovisual, ajuda no desenvolvimento de roteiros, a operacionalizar a captação de imagens e som e no uso de ferramentas de edição disponíveis e gratuitas para edição e montagem do audiovisual.

17h - Grupo Gene Insano - Araruama/RJ

Espetáculo infantil: Era Uma Vez... Quem Quiser Que Conte Três

Três fábulas infantis: A festa no Céu, o Patinho feio e a Cigarra e a Formiga são contadas através da técnica de narrador personagem com muita música ao vivo e integração com a plateia. Elenco: Agatha Hillary, Leonardo Gall, Daniel Gabriel, Nathalia Branco. Texto e Direção Anilia Francisca

Local: Praça Vicente Sanches (Criméia leste)

20hs - Companhia Evoé Teatro - Lisboa/PT

Espetáculo: Ílion ou a Morte de Heitor com Pablo Fernando

Nesta abordagem da Ilíada, revisitamos as origens da condição humana na polis e constatamos que pouco mudou na mesma. A busca pelo amor, pela felicidade, pela gloria e aventuras em oposição ao conforto e segurança do lar e das regras e protocolos estabelecidos. Observaremos uma guerra que se iniciou em um rompante de amor e já dura nove anos e o ser humano existindo, sonhando e atuando enquanto o drama se desenrola.

Local Teatro Novo Ato

DIA 10/09

15 às 17h - Oficina Treino no Teatro Físico e as Narrativas do Corpo

Ministrante: Pablo Fernando - Lisboa/ PT

A proposta deste workshop é a utilização do jogo em seu potencial narrativo/dramatúrgico usando uma releitura de jogos tradicionais sob uma visão aristotélica. O objetivo é iluminar conceitos como “unidade de ação”, “peripécia”, “reconhecimento” e muitos outros dispostos na Poética, de modo que o aluno possa reconhece-los na leitura simbólica do jogo e utilizá-los na construção/criação do próprio jogo.

Local Teatro Novo Ato

17h - Grupo Gene Insano - Araruama/RJ

Espetáculo infantil: Por que o Porquê é Por Que?

Luisa é uma menina muito perguntadora e tudo quer saber, Só que essa sua característica incomoda as pessoas principalmente quando isso envolve quebra de tabus. De tão perguntadora que é, ela se torna uma menina solitária, até que conhece CLARA, uma menina da sua idade que SABE TODAS as respostas para suas intermináveis perguntas. E mesmo quando a Clara não sabe... ela INVENTA, e cria as respostas mais legais do mundo. Um dia, Luisa faz a pergunta chave da sua vida: a origem dos seus porquês. Para essa resposta, é necessário que as crianças vivam uma emocionante aventura fora do condomínio onde moram, transformando para sempre suas vidas! Com Agatha Hillary, Leonardo Gall, André Monge e Cris Simões

Local Teatro Novo Ato

19h- Cia Mauri de Castro - Goiânia/GO

Espetáculo comédia “Várias Faces do Humor”

Espetáculo que desfila para a plateia os diversos tipos de humor: o do objeto, o do engano, o da troca de identidade, de personagem, de situação e outros. Uma verdadeira terapia para limpar os humores do corpo, em seu sentido original, desopilando o fígado do público sisudo e despertando as mentes para o fato de que o riso prolonga a vida. Diretor e iluminador: Jefferson Lobato. Atores: Eurípedes de Oliveira e Mauri de Castro.

Local Teatro Novo Ato

DIA 11/09

9 às 10h- Intervenção Troupe Drao - Osasco/SP

Com Leandro Lima, Yuri Estevam e Newton Tavares Junior

Músicas, poesias e teatro - Local: CMEI José Alves Batista

15 às 17h- Oficina de Teatro para Adolescentes

Ministrante: Luzia Mello Gyn /GO

Baseada em experiências práticas e metodológicas próprias, será efetivada com a utilização de textos extraídos de obras ou produzidos pelos participantes. Consiste em duas horas ininterruptas de aula, resultando na capacitação para finalizar a imersão vivenciada e exercitada.

Local: Colégio Estadual Olga Mansur

20h - Grupo de Theatro Arte e Fogo Goiânia/GO

Espetáculo Teatro, Poesia, humor e Vida”

O espetáculo trata da poesia como expressão da vida em todas as suas nuances. Apresenta textos de Pio Vargas, Mário Quintana, Barale Neto, Camões...entrelaçando as expressões poética e teatral. Direção: Delgado Filho. Elenco: Adriana Vieira, Semio Carlos. Confecção de Cenografia: Delgado Filho. Sonoplastia: Marcio Antônio Aguiar. Iluminação Cênica e Figurino: Delgado Filho e Danillo Rosa. Operador de Luz: Danillo Rosa

Local Teatro Novo Ato

DIA 12/09

10h- Bate- Papo com os participantes do Festival

(Teatro, Perspectivas e Concepções dos coletivos)

12h15 Show acústico na varanda (pout pourri com os artistas músicos do festival)

Local: Teatro SESC Centro

15 às 17h - Oficina A Construção da Teatralidade

Ministrante: Edward Fão (Londrina/ PR)

Público Alvo: Atores, dançarinos e estudantes de Artes Cênicas

Conteúdo: Criação e construção da personagem e da encenação a partir do estudo prático da teatralidade e dos elementos básicos da representação. Programa Treinamento corporal e vocal | jogos lúdicos | estudo teórico | Construção da personagem | Construção da representação | Construção da cenografia | Construção do figurino | Concepção e criação da paisagem sonora e design de iluminação | Produção | Apresentação final

Local Teatro Novo Ato

20h - Teatro Salvage Mar del Plata/AR

Espetáculo: Rojo es el sonido de tus huellas

O espetáculo é uma tessitura dos acontecimentos desde a colonização do continente americano pela monarquia espanhola e o genocídio dos povos originais até o nascimento da Argentina como nação independente em sua constituição territorial definitiva. Ator: Fernando Raúl Osuna. Assistente de direção: María Sol Flores, Espaço cênico, dramaturgia, montagem e direção: Lucas Pablo Capurro. Textos: Lucas Pablo Capurro

Local Teatro Novo Ato

DIA 13/09

9 às 11hs -Oficina “A Construção da Teatralidade”

Ministrante: Edward Fão Londrina/ PR

Público Alvo: Atores, dançarinos e estudantes de Artes Cênicas

Conteúdo: Criação e construção da personagem e da encenação a partir do estudo prático da teatralidade e dos elementos básicos da representação. Programa Treinamento corporal e vocal | jogos lúdicos | estudo teórico | Construção da personagem | Construção da representação | Construção da cenografia | Construção do figurino | Concepção e criação da paisagem sonora e design de iluminação | Produção | Apresentação final

Local Teatro Novo Ato

15 às 18h - Oficina O Teatro enquanto arte e seus reflexos na vida cotidiana - Ministrante: Danilo Alencar - Gyn/GO - Público Alvo: Livre

O objetivo desta oficina é conscientizar os participantes da importância do teatro como veículo transformador do mundo contemporâneo. Serão trabalhados mecanismos teóricos e exercícios teatrais como improviso, trabalhos corporais, jogos e performances.

Local: Teatro Novo Ato

20h - Troupe Drao - Osasco/SP

Espetáculo A Fantástica Novela do Pirotécnico Zacarias.

Zacarias é atropelado por um grupo de jovens que estão a caminho de uma festa. Durante a discussão do grupo sobre o que fazer com o seu corpo, o morto reage e também quer ser ouvido. Ao relatar sua relação com a morte e seu atropelamento, tece reflexões sobre sua situação de morto-vivo, tentando descobrir em qual condição encontra-se. O espetáculo tragicômico é estruturado nas partituras corporais e vocais dos performers, amplia seus horizontes ao apropriar-se de várias linguagens como a música, o circo, a dança e as artes plásticas. Buscando a integração e a comunicação direta, encontra uma transmissão de significados que provocam uma efervescência de ideias, sensações e reflexões no público, este que, através da interação, torna-se personagem da narrativa.

Local Teatro Novo Ato

DIA 14/09

9 às 11h - Intervenção Troupe Drao Osasco/SP

Com Leandro Lima, Yuri Estevam e Newton Tavares Junior -Músicas, poesias e intervenções cênicas.

Local: Abrigo de Idosos Nossa Senhora Perpetuo Socorro

14 às 18h- Oficina do Riso

Ministrante: Thiago Moura Gyn/GO

Público alvo: Livre - Propõe uma jornada para a autenticidade cômica, mergulhando na palhaçaria e nos princípios da comicidade. Espaço de segurança para baixarmos as máscaras sociais e descobrirmos nossa própria verdade. Vamos explorar as várias facetas de nossas personalidades, emoções e verdades cênicas. Praticaremos a escuta genuína, em técnicas de improvisações solo, em dupla e em trios. Exploraremos as máscaras cênicas, teatro físico e mímica contemporânea.

Local: Teatro Novo Ato

20h -Teatro Salvaje Mar del Plata /AR

Espetáculo Cuentos Argentinos

Este espetáculo apresenta uma breve antologia de contos argentinos, todos diferentes entre si em forma e estilo. Juntos, apresentam uma ampla sátira política e social de diversos segmentos da sociedade. Cuentos de Bernardo Kordon: La última huelga de los basureros, Adolfo Bioy Casares: El último piso e Júlio Cortázar: Conducta en los velorios, Com Fernando Osuna e Lucas Capurro. Espaço cênico, dramaturgia, montagem e direção: Lucas Capurro

Local Teatro Novo Ato

DIA 15/09

14 às 16h- Oficina “A Construção da Teatralidade”

Ministrante: Edward Fão Londrina/ PR

Público Alvo: Atores, dançarinos e estudantes de Artes Cênicas

Conteúdo: Criação e construção da personagem e da encenação a partir do estudo prático da teatralidade e dos elementos básicos da representação. Programa Treinamento corporal e vocal | jogos lúdicos | estudo teórico | Construção da personagem | Construção da representação | Construção da cenografia | Construção do figurino | Concepção e criação da paisagem sonora e design de iluminação | Produção | Apresentação final

Local: Colégio Olga Mansur

19h- Grupo Guará Goiânia/GO

Espetáculo: Amor por Anexins

Comédia de costumes, conta a história de Isaías, um senhor que está louco para casar e de Inês, viúva e costureira por profissão. Ele escreve cartas para ela contando suas intenções e espera ansioso por uma resposta. O espetáculo se desenvolve através de um elaborado jogo de palavras e ditados populares. Atores: Rui Bordalo, Helena Moraes, Bruno Cândido. Direção e iluminação: Samuel Baldani.

Local: Teatro Novo Ato

20:30h - Grupo Veraneio de Teatro Goiânia/GO

Espetáculo Ser-tão de Fé e Guerra

Espetáculo baseado nos filmes Luneta do Tempo, Antônio das Mortes e Deus e o Diabo na Terra do Sol, trata da saga das mazelas do povo nordestino brasileiro. Direção: Sharles Gomes. Elenco: Eduardo Paiva, Karina Duarte, Felipe Nazário, Kethlen Pardo, Delícia, Guimarães, Matheus Rosa e Vinícius Mesquita. Produção: Amanda Letícia e Fernando Diniz

Local: Teatro Novo Ato

DIA 16/09

9 às 11h - Oficina Vivência em contação de histórias

Ministrante: Jéssika Hannder Gyn/GO

Público alvo artistas profissionais ou amadores, estudantes de arte. Maiores de 15 anos .

Está oficina é uma vivência pratica no mundo da contação de histórias e foi especialmente planejada para artistas e estudantes de arte. Ao longo da oficina, exploraremos o fascinante mundo da contação de histórias, mergulhando na integração da música, dos jogos populares e teatrais. Junte-se a nós nesta enriquecedora jornada pelo mundo das histórias.

Local: Teatro Novo Ato

16h- Coletivo Tônus Goiânia/GO

Espetáculo Mundo de Clarice

Uma aventura aquática que nasce dos sonhos de uma menina criativa e das peripécias vividas com seus brinquedos. Nessa jornada, ela receberá uma grande missão que, para cumprir, precisará navegar por águas de um universo fantástico onde tudo é possível. O divertido enredo entrelaça reflexões lúdicas sobre os valores da amizade, imaginação na primeira infância e respeito ao meio-ambiente. Atores: Kathleen Gonçalves, Catarina Vilela, Jarlene Pinheiro, Luana Katielly, Mel Gonçalves, Roberta Machado e Rui Bordalo. Produção: Paula Pereira.

Local: Teatro Novo Ato

20h - Cia Flor do Cerrado - Trindade/GO

Espetáculo: Velório à Brasileira

Comédia de costumes, mostra o velório de um funcionário de repartição, rodeado de pessoas com as quais conviveu durante a sua vida e que se mostram nem um pouco comovidas com a situação. Ao contrário, se interessam em tirar proveito dela, já que o falecido acabou de ganhar na Mega Sena, porém, ninguém sabe onde guardou o bilhete... O texto questiona de forma engraçada e inteligente a pequenez humana, a inversão de valores, os princípios morais que vão até onde o dinheiro aparece. Elenco: Juliana Martins, Viní Queiroz, Sandra Clecys, Danilo Felipe, Netho Shutz, João Vitor e Danilo Alves. Iluminação: Everson Alcântara. Texto: Aziz Bajur, Direção : Danilo Felipe Produção: Hélio Martins

DIA 17/09

9 às 11h - Oficina A Construção da Teatralidade

Ministrante: Edward Fão (Londrina/ PR)

Público Alvo: Atores, dançarinos e estudantes de Artes Cênicas

Conteúdo: Criação e construção da personagem e da encenação a partir do estudo prático da teatralidade e dos elementos básicos da representação. Programa Treinamento corporal e vocal | jogos lúdicos | estudo teórico | Construção da personagem | Construção da representação | Construção da cenografia | Construção do figurino | Concepção e criação da paisagem sonora e design de iluminação | Produção | Apresentação final

Local: Teatro Novo Ato

17h-Grupo Sol de Teatro Araguari/MG

Espetáculo Proteger Vale a Pena

O espetáculo fala de amor, respeito e proteção aos animais de forma leve, lúdica e criativa. Trata da história de três animais transformados em fantoches pela bruxa Zaira Siriema, que quer prender todos os animais em jaulas e poluir o mundo. Mas Beto, um garoto corajoso, vem atrapalhar seus planos ao encontrar a Rosa de Cristal da Gaiola dourada, objeto com poderes de destruir todos os feitos maléficos bruxa. Elenco: Dani Jaine, Johnatan Gil, Julia Guitierrez, Lídia Soares e Sam Souza.Técnica : Nassim Guerra, Lídia Soares, Mírian Cristine, Letícia Barbosa Monteiro

Local: Teatro Novo Ato

19h - Grupo LaborSatori Goiânia/GO

Espetáculo Urros do Ipiranga

A peça é um mergulho farsesco ancorado numa ficção cômico-futurista que retrata as rachaduras no nosso tecido social. Utilizando o lema da bandeira brasileira como leitmotiv, explora os subterrâneos do fascismo contemporâneo estruturado do tripé moral- pátria- espiritualidade, tripé este que busca destruir ao se proclamar seu defensor. Um riso nervoso sobre a realidade contemporânea do Brasil e do mundo. Visualmente, faz uso de recursos audiovisuais e de uma poética minimalista ancorada em objetos desgastados/destruídos e ambientação impessoal que remete à ideia de uma sala de tortura de localização indeterminada. Atores: Andreane Lima, Pedro Paulo Galdino e Zé Beto. Iluminação: Marcus Pantaleão. Produção: Ravana Lobo. Direção e dramaturgia: Alexandre Nunes

Local: Teatro Novo Ato

20h - Show de encerramento com Halex Frederico Gyn/GO

Músicas do repertório popular

Local: Teatro Novo Ato

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias