O filme "Oeste Outra Vez", dirigido pelo cineasta anapolino Erico Rassi, foi selecionado para a mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do cinema brasileiro e latino-americano.
O longa com cenário no sertão de Goiás, conta a disputa de dois homens que são apaixonados pela mesma mulher. Incapazes de lidar com suas fragilidades, eles são abandonados por ela e voltam-se violentamente um contra o outro. Enquanto se enfrentam em um sertão precário e sem lei, outros personagens masculinos vão surgindo, todos eles tendo em comum algum tipo de frustração amorosa em seu passado. Em meio a tiroteios e emboscadas, uma crescente sensação de abandono aos poucos toma conta de todos eles.
O evento ocorrerá entre 9 e 17 de agosto, com a produção sendo exibida na noite do dia 12 após o tradicional tapete vermelho. O diretor Erico Rassi destaca a importância da seleção: "É motivo de muito orgulho fazer parte dessa história, e também uma responsabilidade. O cinema goiano tem marcado presença em festivais, nacionais e internacionais, desejo que esse processo seja contínuo".
Erico Rassi iniciou sua trajetória no audiovisual durante a faculdade. "Sexo Com Objetos Inanimados", um dos seus primeiros curtas, foi premiado em diversos festivais e lhe abriu portas. "Comeback", roteirizado e dirigido por Rassi, foi lançado em 2017, após um hiato de 40 anos sem a exibição de longas goianos comercialmente.
O filme, disponível no Prime Video, estreou e foi premiado no Festival do Rio, seguindo para premiação no Festin Lisboa, onde ganhou Melhor Direção e Melhor Filme pela Crítica.
"Oeste Outra Vez", segundo longa de Erico, começou a ser escrito em 2015 após receber o prêmio de desenvolvimento do Fundo Setorial do Audiovisual. O filme teve sua estreia internacional no Cinequest Film Festival em San Jose, Califórnia, EUA.
Orientado por um processo criativo pessoal, o diretor embarcou em viagens de imersão e entrevistou personagens da vida real que encontrava pelo caminho. Ele explica seu método: "Parto de um universo amplo, que vai sendo limitado aos poucos, até que decido o que incorporar no roteiro. Isso ajuda a deixar os personagens mais complexos, pois eu não imponho a eles suas personalidades, e às vezes nem mesmo suas ações".
Rassi também comentou sobre sua relação com o elenco, no qual Rodger Rogério (Jerominho) é protagonista ao lado de Ângelo Antônio (Totó). Ele lembra que Rodger ajudou a reconfigurar o personagem Jerominho, originalmente escrito para Nelson Xavier, e que a transição ocorreu de forma natural após a morte de Xavier. Outros atores no elenco incluem Babu Santana, Daniel Porpino, Adanilo, Antônio Pitanga, Tuanny Araújo e Elzio Vieira.
A locação escolhida para "Oeste Outra Vez" foi a Chapada dos Veadeiros, com São João da Aliança como cenário principal. Algumas cenas foram escritas em função de paisagens específicas do sertão chapadense. A produtora Cris Miotto, da Vietnam Filmes, ressaltou o impacto econômico e cultural na região. Ela conta que a sinergia, acolhimento e colaboração mútua foram essenciais para a filmagem, com diversas pessoas da cidade sendo contratadas e tendo a oportunidade de conhecer o processo de produção cinematográfica.
O longa é produzido pelas produtoras goianas Cris Miotto e Lidiana Reis, através das empresas Vietnam, Panaceia e Rio Bravo Filmes, e conta com a coprodução do Telecine e Canal Brasil, além da distribuição da O2 Play. O filme recebeu incentivos do Fundo Setorial do Audiovisual, PROAC/SP e apoio da Lei Paulo Gustavo, de Goiás, para a sua distribuição. O lançamento nos cinemas está previsto para o primeiro semestre de 2025.