Cultura

Fotógrafa goiana Mariana Bontempo participa de exposição no Louvre, em Paris  

Diário da Manhã

Publicado em 18 de outubro de 2021 às 15:50 | Atualizado há 4 meses


A goiana Mariana Bontempo está entre os quatro fotógrafos brasileiros selecionados para a exposição Unveil, que será realizada em Paris, no Carrousel du Louvre entre os dias 22 e 24 de outubro de 2021. A foto ‘Vivacity’ é Fine Art, estilo usado por Mariana para recriar obras de artes das pinturas antigas por meio de fotografias digitais. No total, 62 obras artísticas do mundo todo participam da mostra que é realizada pelo Sfumato Art Studio. Mariana Bontempo representará o estado internacionalmente, junto com a goiana Jordana Barale .  
  
Mariana conta que o convite surgiu após a All Visual Arts apresentar o trabalho da fotógrafa à curadora Patrícia Evangelista, do Sfumato Art Studio. Mariana irá complementar a representatividade do Brasil em Paris com a obra “Vivacity”. “Vivacity” é uma fotografia que também esteve exposta no Flamboyant Shopping entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro de 2021, em Goiânia. “Eu olho para esta foto e enxergo vivacidade. A pureza e delicadeza de uma criança, cheia de vida, força e vigor”, descreve Mariana. 



Os Retratos Fine Art produzidos por Mariana Bontempo, incluindo a obra “Vivacity”, são fotografias feitas por meio de uma técnica autoral, onde os retratos são elaborados e emoldurados de maneira que lembrem pinturas. Mariana utiliza uma técnica chamada “Painterly”, aliada a uma edição de imagem de alta definição. A mistura envolve o domínio técnico da fotografia de retratos, iluminação e produção conceitual, com a técnica de pintura digital e se inspira em referências como Rembrandt, Renoir, Leonardo Da Vinci, Velásquez e outros grandes nomes da pintura.   
  
Para que isso seja possível, Mariana usa o pincel do photoshop e digitalmente redesenha a fotografia como em um quadro. A técnica requintada é tendência no exterior e tem conquistado adeptos no Brasil. “Em tempos modernos, de smartphones com câmeras individuais, o registro fotográfico clama por um olhar mais apurado, sem banalizar a fotografia. Invisto num tratamento mais robusto e defendo um trabalho capaz de transformar, não só momentos, mas as vivências em obras de arte, que valorizem e intensifiquem a expressividade da figura humana pura e concreta. Ter uma das minhas fotografias com minha técnica autoral selecionadas para estar no Carrousel du Louvre, em Paris, é uma honra imensa”, completa.  

Recém-chegada dos Estados Unidos, após uma longa temporada de estudos, Mariana Bontempo acaba de voltar para Goiânia e inaugurar o primeiro Estúdio especializado em Retratos Fine Art da cidade.  

Leia também:


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias