O grupo de dança Giro 8 Cia. de Dança se apresenta neste domingo, 22, em Ilha Bela, São Paulo, no Centro Cultural Waldemar Belisário, às 19 horas. A apresentação de “Cerrado Mundo Mágico” faz parte da programação do 25º Dança & Movimento.
“Cerrado Mundo Mágico” é o encerramento de uma série de 16 apresentações do projeto Giro 8 Em Trânsito - Primeira Edição, que levou o grupo a Goiás, Amazonas e Argentina. A companhia, que foi fundada há 12 anos, também se apresentou neste ano no Panamá, Cuba e Bolívia, destacando-se na cena artística goiana e gerando trabalho e renda para seus profissionais.
O espetáculo “Cerrado Mundo Mágico” homenageia o bioma do cerrado, que teve o maior índice de desmatamento em 2023. Com direção musical de Cleyber Ribeiro, direção artística e coreografia de Joisy Amorim, e direção cênica e dramaturgia de Wellington Dias, a produção combina música, dança contemporânea e teatro.
O cenário lúdico, com vídeos-projeções de Paulinho Pessoa, visa criar uma experiência imersiva e educacional para crianças, destacando a importância da preservação ambiental. Esse cenário desenvolvido com folhas de papel, transforma-se em uma metáfora para o ato de escrever e assumindo um papel central no espetáculo. Esse elemento, aliado às atuações e coreografias, destaca a sutileza artística.
Joisy Amorim explica que o projeto buscou “dialogar com o universo infantil, apresentando a grandeza e riqueza do bioma do cerrado, despertando o interesse pela sua preservação”. O espetáculo oferece uma composição dramatúrgica e coreográfica que une o conhecimento sobre o cerrado com a experiência infantil. A trilha sonora, composta por Cleyber Ribeiro, complementa a imersão ao criar sons característicos do cerrado. O elenco é formado por Letícia Xavier, Yasmin Rodrigues, Wanessa Paula, Léo Molina, Phelippe Mor e Tiago Ferreira.