Home / Cultura

CULTURA

Goiânia recebe 1a Edição da Mostra Nômade de Cinema de Quintal

Festival é idealizado por Iago Araújo e Francisco Rio e realizada pelo Coletivo e Produtora BalssA

– Foto: Divulgação – Foto: Divulgação

O Cine Cultura recebe na próxima quinta-feira, 6, o Festival Olho de Peixe Boi, em sua primeira edição de Mostra Nômade de Cinema de Quintal. O evento contará com entrada franca e terá exibições a partir das 20h, com produções documentais cuja temática envolve assuntos contemporâneos retratados através da ruptura de formatos conservadores.

Filmes em Cartaz

O evento terá três curtas-metragens, com destaque para a estreia da obra “Meça três vezes antes de cortar", do diretor goiano Iago Araújo e realizado pela Lei Audir Blanc, que mescla a clássica história do Bumba-meu-boi com histórias de familiares boiadeiros.

O "Estrela da Tarde" de Francisco Rio (DF), estreou em 2023 através do FAC DF e alinhava três fios: a ancestralidade do brincante, a história descentralizada da construção da capital Brasília e a criação de sua brincadeira cênica.

"Ára", da convidada Laryssa Machada (RS), estreou em 2020 pelo Itaú Cultural e aborda a histórias sobre seu tio que nunca foram conversadas na família.


		Goiânia recebe 1a Edição da Mostra Nômade de Cinema de Quintal
“Meça três vezes antes de cortar", do diretor goiano Iago Araújo, mescla a clássica história do Bumba-meu-boi com histórias de familiares boiadeiros.. – Foto: Divulgação/Vic Motta


Sobre o Cinema Nômade

Pautado na lógica descentralizada da indústria cinematográfica tradicional, o Cinema Nômade busca espaços alternativos para exibição, com objetivo de alcançar um público mais diverso e que dialogue com diferentes realidades sociais e culturais.

As produções são realizadas com baixos orçamentos e recursos simples buscando estabelecer conexões profundas com a comunidade a partir do diálogo e debates entre os realizadores, o público e outros agentes sociais.

Muito além do “Quintal”

Idealizada por Iago Araújo e Francisco Rio e realizada pelo Coletivo e Produtora BalssA, a Mostra Nômade de Cinema de Quintal Olho de Boi cria linguagens audiovisuais a partir da experimentação com outras artes, onde ficções e fábulas documentais são criadas a partir de vivências pessoais, como um peixe boi: corpo grande, mistura de bichos e na verdade um ser mágico que flui docilmente pelas memórias guardadas nas águas.

“Só é possível pensar em novas formas de arte a partir da diversidade e é preciso que a gente veja que existem outras formas de identidade, outras formas de estar no mundo e que a arte tem feito o papel de integrar todos os tipos de pessoas e desmascarar alguns tabus, então acho que essa proposta de cinema traz reflexões de um modo muito simples, muito subjetivo, delicado, amoroso, para questões familiares, por exemplo que muitas vezes não são abordadas em outros projetos e será o pontapé inicial de uma longa trajetória, porque a gente quer que aconteça em vários lugares e vários territórios, porque a gente quer que repercuta, no sentido de pensar em outras formas de fazer cinema em Goiás”, comenta Iago Araújo, idealizador do projeto.

Serviço

1°Mostra Nômade de Cinema de Quintal: Olho de Peixe Boi

Dia 06 de junho (quinta-feira) às 20h, no Cine Cultura - Goiânia

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias