Goiás é conhecido como o estado do sertanejo, do agronegócio e também pelas suas cidades históricas, como Pirenópolis e Cidade de Goiás, com arquitetura portuguesa. No entanto, não é apenas dessas culturas que o estado vive, pois há também um pedaço da Itália por aqui, e fica na Grande Goiânia, mais especificamente em Nova Veneza, o único reduto da imigração italiana no Centro-Oeste.
A pequena cidade, com pocuo mais de 9 mil habitantes, é o berço da colonização italiana em Goiás. Por volta de 1924, famílias como Stival, Bisnoto, Faquim e Bosco chegaram à região que ficou conhecida como "Colônia dos Italianos", que anos mais tarde viria a se chamar Nova Veneza.
Mais de 100 anos se passaram e a cultura italiana continua forte na cidade, onde seus habitantes fazm questão de manter a culinária, o idioma e a arquitetura, com obras clássicas em praças chafarizes, além de construções com colunas romanas. Vale destacar que 60% de seus habitantes são descendentes de italianos e, nas escolas, o língua italiana é ensinada com o intuito de manter viva a história e o legado dos colonizadores.
FESTIVAL DE GASTRONOMIA
Ao falar de culinária, o município mais italiano do Centro-Oeste comemora este ano o Festival Italiano de Nova Veneza, que chega a sua 17ª edição, Os restaurantes e barracas espalhados pelo local do evento oferecem uma variedade de pratos tradicionais italianos, como massas frescas, pizzas, risotos, polenta, antepastos e uma infinidade de sobremesas irresistíveis. Os participantes podem saborear essas delícias culinárias, preparadas com receitas autênticas que foram transmitidas ao longo das gerações.
Fernando Keller
A influência italiana pode ser vista em pratos como pizzas, massas frescas, lasanhas, nhoques e raviólis, que se tornaram muito populares em Nova Veneza. O evento oferece uma ampla variedade de opções inspiradas na culinária italiana. Além disso, os queijos italianos, como o parmesão, muçarela e provolone, são amplamente consumidos. Os embutidos italianos, como salames e presuntos, também são muito apreciados.
O Festival Italiano de Nova Veneza atrai um grande número de turistas, tanto de outras partes de Goiás quanto do Brasil. Durante os dias de festividade, a cidade fica animada e movimentada, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Além disso, o evento contribui para a economia local, impulsionando o turismo, o comércio e a geração de empregos temporários.
CULTURA
Um dos aspectos mais visíveis da cultura italiana em Nova Veneza é a arquitetura. A cidade apresenta muitas construções inspiradas na arquitetura italiana, com fachadas coloridas, detalhes ornamentados e um charme típico das cidades italianas.
A cultura italiana na música está tanto na cidade, quanto no evento. O cantor Alex Mayer, neto de italiano, participou pela primeira vez do festival em 2003, a convite de Leandra Leon, e cantou "La Solitudine", canção de Laura Pausini, a maior cantora italiana de todos os tempos. O cantor participa de todas as edições e, este ano, certamente irá encantar os presentes no evento.
O baile de máscaras, tradição culturalmente importante na Itália, tamvém é conhecido como "Carnevale", originado na cidade de Veneza, e que é realizado nos sábados do Festival Italiano de Nova Veneza. O baile segue a mesma tradição do anonimato através das máscaras e promove entretenimento para os foliões. O baile de máscaras conta com a presença da cantora Anna Paula Drigo, que tem descendência italiana, e promete animar ainda mais o evento com marchinhas italianas.
O evento promete muita música, gastronomia e cultura italianas, bem como uma "viagem" ao país de origem dos habitantes da cidade, que poderão experimentar as delícias de se viver na Itália, que tanto contribuiu e continua contribuindo com o desenvolvimento cultural de Nova Veneza.
PROGRAMAÇÃO
Quando: 01 a 04 de junho
Onde: Praça da Matriz de Nova Veneza
Horários:
01 e 02 de junho: a partir das 19h da noite
03 de junho: a partir das 6h da manhã
04 de junho: a partir das 10h da manhã
Entrada franca
Ci vediamo a giugno!