Home / Cultura

Show

Roberto Carlos interpreta, em Goiás, canções que marcaram carreira

‘Rei’ tem duas datas em Goiás neste final de semana: sexta-feira no Country Clube e domingo, 25, na Romaria de Trindade

Quando ele está aqui: Roberto Carlos deve apresentar aos fãs goianos parte dos hits que fazem dele um sucesso popular - Foto: Caio Girardi/ Divulgação Quando ele está aqui: Roberto Carlos deve apresentar aos fãs goianos parte dos hits que fazem dele um sucesso popular - Foto: Caio Girardi/ Divulgação

Um show de Roberto Carlos precisa ter - por baixo - três dezenas de hits. O mais famoso deles, “Emoções”, sibila nos lares todo dia 25 de dezembro. Aí vem “Outra Vez”, “Como é Grande Meu Amor por Você”, “Quando”, “Detalhes”, “É Preciso Saber Viver”. Estão todos memoriados na memória minha e sua, grudados nos nostálgicos tímpanos de quarentões, cinquentões e sessentões, ou fixados - quem sabe? - nos irreverentes ouvidos da Geração Z.

Roberto, a majestade gestada por milhares de discos vendidos, está quente. E continua fervendo. Tem duas datas marcadas em Goiás neste fim de semana: amanhã no Country Clube, às 21h, e domingo, 25, na Romaria de Trindade, a partir das 21h15. Ou seja, o cara que sentiu sua falta e reclamou, porque você sempre se lembra dele, tocará para nós.

Aos 82 anos, o artista sintetizará nos shows as principais fases da carreira, desde os motores juvenis da Jovem Guarda, de “O Calhambeque”, até o canto maduro capaz de enxergar “Além do Horizonte”. É certo que nas duas apresentações o ‘Rei’ declamará sua devoção à “Nossa Senhora” e expressará seu amor a “Jesus Cristo”. Quem estiver se preparando para assistir Roberto deve esperar ainda “Sua Estupidez”, um dos grandes momentos de sua parceria com Erasmo Carlos, e “Ilegal, Imoral ou Engorda”, outra com o gigante gentil.

Inserido há seis décadas no grupo dos cantores mais populares do Brasil, Roberto fará das duas apresentações um encontro de emoções, no qual avisará aos presentes que não adianta lhe esquecerem e que os detalhes tão pequenos dele estarão vivos em mim e você. Pela milésima vez, demonstrará que, “Do Fundo do Coração”, sabe como poucos a arte popular das canções de amor. Atestará que “Esse Cara Sou Eu” e sensualizará nas “Cavalgadas”.

Detalhes do ‘Rei’

Há tempos, o cantor Roberto Carlos cansou de falar com a imprensa. Só conversa com jornalistas na sua coletiva de imprensa anual. A deste ano já passou - aconteceu em março último no navio MSC Fantasia, que estava ancorado em Búzios, no Rio de Janeiro. Roberto anunciou que iria “entrar em estúdio”, pois pretendia lançar disco em espanhol. E, sem especificar se sairão ou não nesse disco, disse que possui quatro músicas gravadas.

Inspirado pelo amor, contou que compõe bastante. Namorando? “Estou, mas não vou dizer quem”, respondeu o ‘Rei’, que provocou suspiros da plateia feminina. As fãs acompanharam o bate-papo com jornalistas, no qual se recordou do parceiro Erasmo Carlos (morto em novembro do ano passado) e voltou a falar a respeito do episódio em que mandou uma pessoa na plateia “calar a boca”, num show realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2022.

“Eu estava cantando ‘Como é Grande o Meu Amor por Você’ e o cara não parava de gritar, não deixava eu me concentrar e cantar com sentimento”, conta o artista, que xingou o sujeito na plateia entre os versos “como é grande meu amor” e “por você”. Roberta se juntou a um grupo que tem Amy Winehouse, responsável por desferir uma cotovelada na boca de fã que lhe arremessou um chapéu, e também Caetano Veloso, artista que estrilou contra universitários que vaiaram o goiano Odair José no Festival 73.

Isso não ofusca a relevância da obra construída por Amy, Caetano e Roberto, este um fenômeno incomparável da música popular brasileira. Aos vinte e tantos anos, durante o estouro da Jovem Guarda nos anos 1960, fazia tanto sucesso e ganhava tamanha grana que já era suficiente para tê-lo como rosto popular no Brasil. De lá pra cá, ele soltou a voz no grito juvenil “Quero Que Tudo Vá para o Inferno” e cantou pertinente trilha sonora, “Detalhes”, para casos de desamor. É uma música de maldição e vingança. Amor e dor. Você vai ver.

O ‘Rei’ não passa, na verdade, de enigma ainda a ser decifrado. Duas biografias - “Por Isso Essa Voz Tamanha”, escrita pelo jornalista Jotabê Medeiros, e “Roberto Carlos em Detalhes”, do historiador Paulo César de Araújo - analisam a relevância da obra construída pelo artista. Mas, afinal de contas, como defini-lo: um cantor acostumado a tocar o coração das multidões ou um cara capaz de censurar biografia por não gostar das informações nela reveladas? Um sujeito que repete fórmulas prontas ou um artista que cativou Caetano Veloso e Tom Jobim?

Interrogações

Trata-se de dois pontos de interrogação, duas dúvidas para as quais não há resposta, só simplismos cancelatórios. Nos shows que faz pelo Brasil, Roberto continua demonstrando capacidade de fazer público ficar aos seus pés. Quando toca “Como é Grande Meu Amor Por Você”, ouvem-se coros e lágrimas escorrem dos olhos dos fãs. Algumas talvez até saiam dos olhos do próprio ‘Rei’. Mesma cena se registra em “Emoções”, clássico dos clássicos que, desde 1981, integra o panteão das primeiras memórias musicais de muita gente.

Por causa dessa música, por exemplo, presenteava-se parentes nas festas de final de ano. ‘Rei’ é ‘Rei’, não é? Assim como também é dela a tradição, nunca é demais lembrar, de cantar nos finais de ano a frase “quando eu estou aqui/ eu vivo esse momento lindo”. Roberto segue exercendo um papel crucial na educação sentimental brasileira e mexe com as emoções mais básicas, fundamentais e essenciais de seu público. Fiquem tranquilos: isso será visto tanto na apresentação de Roberto no Country Clube quanto no show em Trindade.

Detalhes de Roberto em Goiás

Show no Country Clube

Sexta feira, 23, às 21h

Abertura dos portões às 19h

BR-153, km 13, Aparecida de Goiânia

Ponto físico de venda: Flamboyant Shopping

Venda online: https://feverup.com/m/130826

A partir de R$ 200

Classificação indicativa: 16 anos

Festa do Divino Pai Eterno

Domingo, 25

Praça do Santuário, às 21h

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias