Cultura

Sem medo de concerto

Redação

Publicado em 7 de abril de 2015 às 03:07 | Atualizado há 4 meses

Rariana Pinheiro, Da editoria DMRevista

A música clássica estará em evidência nesta semana em Goiânia. Começou ontem e seguirá até a próxima quinta-feira (9) a 1ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás. O evento vai reunir 20 músicos, que chegam com a missão de popularizar o estilo, na “terra do sertanejo”. A programação estar marcada para começar sempre a partir das 20h.

Na maioria dos dias, a mostra trará em média dois concertos, que terão a duração de 30 minutos cada. Dessa forma, a programação começou ontem com performances da cantora Ângela Barra, acompanhada pela pianista Maria Caroline Porto.

Na mesma noite aconteceu ainda apresentação do violinista Luciano Pontes, que tocou ao lado da pianista Heloísa Barra. Hoje, a programação continua com apresentação solo do violonista e professor Eduardo Meirinhos, que acabou, inclusive, de lançar o álbum Sonatas. O concerto será ainda seguido pelo duo composto pela flautista Sara Lima e pianista Robervaldo.

Preocupada em trazer canções eruditas ecléticas, a mostra vai contemplar também o público com apresentações de bandas como o Grupo Uccelli. Composto por quatro integrantes, eles prometem revisitar, com instrumentos antigos, as músicas da época da renascença. Já o Quinteto de Metais promete encerrar de forma vibrante esta semana musical. (Veja programação completa no quadro).

 

Pegando gosto

Com apoio do Fundo Estadual de Cultura, de acordo com uma das organizadoras do evento, a cantora Ângela Barra, a maior meta da 1ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é acabar com certo “medo”, dos goianos, em relação à música clássica. “Goiânia é um dos locais onde mais se fazem músicas clássicas com qualidade no Brasil. As pessoas de fora, que chegam aqui, ficam espantadas com o bom nível dos músicos, pela Capital ser considerada a terra do sertanejo. Mas precisamos ganhar público”, argumenta Ângela Barra.

Neste objetivo, a cantora explica que o evento deverá ser anual, e assim como nesta primeira edição, sempre irá trazer nomes diversificados do cenário erudito goiano. “Temos muitos colegas para mostrar”, promete.

E, para aproximar o público deste estilo de música, durante os concertos da mostra serão apresentados slides com informações sobre os compositores e músicas tocadas. “Cuidamos para que o show fosse além de diversificado, também leve e informativo, para não ficar cansativo”, explica Ângela.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO A SEGUIR:

1ª  Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás

 

Hoje

Eduardo Meirinhos (violão)

Sara Lima (flauta) e Robervaldo Linhares (piano)

 

Amanhã

Joana Cristina Azevedo (Canto) e Carlos Henrique Costa (Piano) – música brasileira

Marcos Botelho Lage (Trombone) e Günther Bauer (Piano)

 

Quinta-feira (9)

Grupo Uccelli

Cristiane Carvalho (Flautas Doce)

Beatriz Pavan (Cravo)

Ronan Gil (Percussão)

Angela Samara (Canto)

 

Quinteto de Metais:

Alessandro da Costa (Trompete)

Antônio Cardoso (Trompete)

Igor Yuri Vasconcelos (Trompa)

Marcos Botelho Lage (Trombone)

Ester Oliveira (Tuba)

1ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás

 

Quando: Até quinta-feira (9), às 20h

Onde: Centro Cultural UFG  (Av. Universitária, 1533, Setor Universitário)

Entrada gratuita

Informações: (62) 3209-6251

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias