Home / Cultura

Música

Sertanejos cantam sucessos no Serra Dourada

Dupla traz para Goiânia turnê em que comemora 18 anos de carreira

Jorge e Mateus realizaram na pandemia live que durou mais de quatro horas - Foto: Divulgação Jorge e Mateus realizaram na pandemia live que durou mais de quatro horas - Foto: Divulgação

Os sertanejos Jorge e Mateus garantem ao público goianiense que realizarão, neste domingo, 7, a partir das 14h, um show que durará, no mínimo, duas horas e meia. Eles vão trazer ao estacionamento do Estádio Serra Dourada aos maiores sucessos da carreira, que já chega aos 18 anos, e músicas como “Amo Noite e Dia”, “Voa Beija-Flor", “Aí Já Era”, “A Hora é Agora”, “Sosseguei”, “Propaganda” e “Vou Voando” não vão ficar fora da festa.

O show integra o projeto Único, com o qual já se apresentaram na Capital goiana, em 2019. A dupla, na ocasião, dividiu os palcos com nomes consagrados do estilo, como Chitãozinho e Xororó, Jefferson Moraes e Alok. Na pandemia, realizaram uma live que fez enorme sucesso, ao ficarem no ar por quatro horas e trinta minutos. Teve três milhões de acessos simultâneos, 35 milhões de visualizações e virou recorde mundial.

“Acho que a inspiração é a vontade de cantar, de subir no palco, de se emocionar com as pessoas. Nesse sentido, eu acho que a gente se sente privilegiado, né? Por fazer uma coisa que a gente gosta de viver de uma coisa que a gente gosta, que a gente ama, que é a música. Então, acho que a música é e as pessoas são o nosso grande fator de inspiração”, afirmou Jorge, durante coletiva de imprensa para anunciar show, na última terça-feira.

Tudo começou em 2005. Então estudante de direito, Jorge participava sozinho de festivais de música, e Mateus, que cursava Agronomia e também se apresentava em festas e festivais musicais, tiveram a oportunidade de cantar juntos em um churrasco de amigos. A sintonia foi tão forte, que passaram a fazer shows como dupla. O primeiro foi em 26 de maio de 2005, em uma boate da cidade de Itumbiara. Como se sabe, o resto é história.

A dupla resolveu, então, gravar um CD independente, na garagem da casa de Mateus, com algumas composições próprias e novas roupagens de clássicos da música sertaneja. O repertório agradou e a agenda de apresentações aumentou. Em 2007 nascia o primeiro trabalho, o CD/DVD “Ao Vivo Em Goiânia”, pela gravadora gravadora Universal Music.

“Ao Vivo Em Goiânia” teve aceitação imediata e a dupla, além de ver o seu primeiro grande sucesso, a canção “Pode Chorar”, estourar por todo o Brasil, ganhou disco de ouro com o trabalho. Em 2008, veio uma surpresa: a música “De Tanto Te Querer”. Também do CD “Ao Vivo Em Goiânia”, foi escolhida para ser trilha sonora da novela global “A Favorita”. A canção passou a fazer parte da programação de quase todas as rádios brasileiras.

Músico abre o jogo sobre como foi montar repertório

A pergunta que não quer calar é óbvia: foi difícil montar o repertório, com uma discografia que exibe tantos sucessos? Para Mateus, antes de montá-lo, é preciso parar, pensar e estudar as músicas, uma vez que elas são muitas. Feito isso, passa-se - na sequência - a atender a meta estipulada pela dupla, que é tocar o maior número de músicas que derem conta num show. “É complicado”, diz o artista, “mas é um problema que no final dá certo”. E como dá.

Desde então, os artistas se tornaram presença constante na lista dos mais ouvidos dos streamings. No balanço divulgado pela revista Billboard, a dupla figura entre os 30 artistas do País mais ouvidos no exterior. Ainda em 2018, eles levaram para casa o título de Melhor Dupla pelo canal musical Multishow e foram os únicos artistas sertanejos brasileiros com mais de 1 bilhão de plays no Spotify - o que resume a força do sertanejo para o mercado.

Em 2019 lançaram os singles “Cheirosa e Tijolão”, que juntos somam mais de 800 milhões de plays nos aplicativos de música. Já em 2020, a dupla abriu o ano com o novo projeto T.E.P, um EP com canções românticas e dançantes incluindo Instantes, Tela Preta e Ranking.

Com a chegada das lives, Jorge & Mateus bateram novos recordes de 14 milhões de inscritos e 7 bilhões de views no YouTube. Nas redes sociais, já são mais de 55 milhões de seguidores, somando Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e outros. Em setembro, ainda em 2020, gravaram em Pirenópolis, interior de Goiás, o álbum “Tudo em Paz”.

Para o show no Serra Dourada, neste domingo, 7, o público irá assistir César Menotti e Fabiano, Clayton & Romário, João Bosco e Vinicius e DJ Alok. Os ingressos estão disponíveis para venda por meio do site quero2ingressos.com.br. Custa a partir de 500. O Serra fica localizado na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás, em Goiânia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias