Um toque de magia
Diário da Manhã
Publicado em 27 de outubro de 2015 às 22:46 | Atualizado há 4 mesesNo dia 28 de outubro de 1892, mais de 120 anos atrás, o francês Émile Reynaud revelou ao mundo uma invenção revolucionária. O Teatro Óptico, nome pelo qual ficou conhecida sua criação, foi utilizado na primeira projeção de imagens animadas da história. Esse equipamento possibilitava grande parte das experiências que até hoje compõem um espetáculo cinematográfico: ação dramática, personagens, narrativa, emoção, música e participação do público.
Mais de um século após sua invenção, as animações dominaram o mundo e fazem a cabeça de adultos e crianças. O primeiro filme exibido nessa sessão, Pauvre Pierrot (em português, Pobre Pierrot), era formado por uma junção de 500 pinturas em vidro, que unidas transformavam-se em um filme com 15 minutos de duração. Historiadores conseguiram remontar a produção, recuperada nos anos 1970. Em homenagem ao dia dessa exibição, foi decretado em 2002 o Dia internacional da animação.
Síntese
A busca pela sensação de movimento através de figuras é um fenômeno presente na humanidade muito antes da criação da indústria cultural. Em um sítio arqueológico de mais de cinco mil anos, localizado no Irã, foi encontrado um exemplar de arte primitiva que talvez seja a tentativa mais antiga de simular o movimento. O artefato apresenta cinco imagens de uma cabra selvagem do deserto persa, que sugerem um movimento de salto.
Brasil
Era de Ouro
Fritz Lang foi um animador norte-americano, famoso por seu trabalho na série de curta-metragens Looney Tunes, da Warner Bros. Ele apresentou ou desenvolveu grande parte dos personagens icônicos do estúdio, dentre os quais estão Pernalonga, Gaguinho, Piu-piu, Frajola, Eufrazino e Ligeirinho. Trabalhou por mais de 60 anos com desenhos animados construindo o imaginário de crianças e adultos de várias gerações. Faleceu por causas naturais em 1995, aos 88 anos.
Os famosos filmes animados do Japão começaram a ser produzidos em meados da década de 1950. No período da invasão dos Estados Unidos ao país, durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas passaram a ter contato com a cultura pop americana. Através do contrabando de rolos de filme da Disney, os japoneses passaram a conhecer a forma moderna de produzir animações e histórias em quadrinhos.
Os mangás, histórias em quadrinhos tradicionais do Japão, fonte principal de enredo e estética dos animes, datam do século VII, em um período japonês conhecido como Nara. Pinturas eram associadas com texto, de maneira que procuravam contar histórias. No final do século XIX, um cartunista britânico chamado Charles Wirgman, através de um jornal satírico criado por ele mesmo em Yokohama, apresentou elementos de HQs ocidentais aos japoneses, como balões de fala, que acrescentaram ainda mais à cultura dos mangás.