O número de idosos no Brasil cresce todos os anos, e tem registrado um crescimento no número de denúncias de violência que pode ocorrer de várias formas, mas na maioria das vezes por questões financeiras.
Em muitas partes do mundo, a violência contra os idosos ocorre sem que o problema seja reconhecido, e elas são causadas dentro de sua própria casa, na maioria das vezes pelo os próprios filhos ou parentes mais próximos. Em maio de 2017, um vídeo viralizou nas redes sociais. As cenas que chocaram a população do Maranhão, mostravam ameaças contra uma idosa de 84 anos. O agressor, filho da senhora, intimidava a mãe tanto verbal quanto fisicamente. Existem varias formas de violência contra o idoso, são elas:
.Violência Verbal:
Que pode causar na pessoa idosa dor e problemas psicológicos, angústia através de ameaças, humilhações ou intimidação, ela começa a se isolar das atividades e principalmente da família.
Violência física:
Lesões sem explicação como feridas, arranhões, nódoas negras ou cicatrizes recentes.
.Violência Sexual:
O agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo obrigada a práticas sexuais com ou sem violência.
Negligência e Abandono:
É o ato de omissão de auxílio do responsável pela pessoa idosa em providenciar as necessidades básicas, necessárias à sua sobrevivência, por exemplo, o crime de omissão de auxílio e não providenciar acesso a cuidados de saúde.
.Violência Financeira:
Quando força o idoso a assinar qualquer tipo de documentos, sem explicar para que fim se destina, força o idoso assinar contratos, tem acesso a toda aposentadoria do idoso.
.Violência Doméstica:
O crime de Violência Doméstica é público, ou seja, qualquer pessoa que saiba ou suspeite que uma pessoa idosa está a ser vítima deste crime tem a obrigação de denunciar.
Devido o aumento de denuncia contra a pessoa idosa, a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) e suas regionais, iniciou, nesta terça-feira, 23, ação de combate à violência contra idosos, a Operação Vetus III. A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas e cumprimento de mandados e medidas protetivas.
Canais para denunciar
As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do 197 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços. Além disso, a vítima pode ligar diretamente no telefone da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia (62) 3201-1501 ou enviar sua denúncia pelo WhatsApp da delegacia (62) 98412-9767.
Leia também
- Suspeitos de roubar e matar idosa com paulada na cabeça são presos(Abre numa nova aba do navegador)
- Filho é preso suspeito de abandono, maus-tratos e exploração financeira contra a mãe(Abre numa nova aba do navegador)
- Violência contra a mulher é tema de palestra na Policlínica de Posse(Abre numa nova aba do navegador)