Home / Dicas

Dicas

Dicas de segurança para comprar na internet

Com milhares de sites e aplicativos surgindo diariamente, é preciso ficar atento a algumas dicas de segurança para não correr riscos na internet

Imagem ilustrativa da imagem Dicas de segurança para comprar na internet

Se as dicas de segurança para comprar na internet são imprescindíveis! Até porque, a internet revolucionou a forma como fazemos compras. Muitas vezes, a infinidade de produtos, a preços excessivamente baixos e, portanto, atraentes, e a facilidade de uso dos sites de compras, facilitam o clique… Fácil demais? Entenda um pouco mais sobre o assunto.

Conheça 4 dicas de segurança para comprar na internet

Para evitar quaisquer dores de cabeça e problemas financeiros, é ideal que você acompanhe as seguintes dicas para proteger seu dinheiro.

1. Escolha dupla segurança com seu banco

Sendo duas precauções melhores que uma, use a segurança de pagamento duplo agora oferecida pela maioria dos bancos.

Além do tradicional criptograma visual (geralmente um código de 3 dígitos localizado atrás do seu cartão), você pode validar seu pagamento online através de uma segunda etapa. Geralmente inserindo um código que é enviado pelo seu banco logo após o pagamento.

Geralmente é um código enviado por SMS que você deve inserir para confirmar seu pedido. Às vezes, você também precisa abrir o aplicativo do seu banco no smartphone para validar a transação.

Com a popularização do PIX, é cada vez mais importante estar atento as regras de segurança recomendadas pelos bancos.

Você conhece os cartões bancários virtuais?

Alguns bancos oferecem um serviço - geralmente gratuito - de " cartão de banco virtual" ou "cartão de crédito eletrônico" para compras online. O princípio é simples: para efetuar uma compra online, o banco disponibiliza-lhe um cartão bancário desmaterializado que apenas utiliza para esta compra. Como um cartão clássico, inclui um número de cartão bancário, um código de verificação (CVV) e uma data de validade. Como este cartão é gerado apenas para uma única compra, isso limita bastante o risco de pirataria.

Se estiver interessado neste serviço, contacte o seu banco para saber os termos e condições.

2. Verifique se a página é segura

É altamente recomendável, dentre as dicas de segurança para comprar na internet, que você faça suas compras em um site com segurança "https" : na verdade, existem 2 tipos de sites. Aqueles cujo endereço começa com "http://" e aqueles cujo endereço começa com "https://". Evite fazer compras em sites "http://" e não crie uma conta em um site quando a url começar com "http://", pois as informações (senha, informações pessoais, informações bancárias etc.) podem ser interceptadas por terceiros partes (cuidado, esta condição é necessária, mas não suficiente).

Faça uma pesquisa neste site que verifica a confiança de páginas na internet, será muito útil. Além disso, nunca compartilhe informações pessoais (senha, por exemplo) : nenhum site confiável solicita esse tipo de informação.

3. Cuidado com sites desconhecidos e ofertas muito atraentes

Algumas ofertas às vezes são boas demais para ser verdade.

Não caia em supostas pechinchas sem antes verificar a reputação do site.

Leia as avaliações e comentários dos consumidores.

Cuidado com sites que oferecem um preço significativamente mais baixo do que seus concorrentes.

4. Evite salvar suas informações bancárias

Pense duas vezes antes de armazenar o número do seu cartão em seu telefone ou computador. Alguns aplicativos e navegadores de internet permitem que você salve seus dados para que você não precise digitá-los novamente mais tarde.

Conclusão

Por fim, não se esqueça: ainda que tudo tenha sido processado de forma tranquila, após a confirmação do seu pedido, atente-se ao seu saldo bancário. O pagamento realizado deve ser correspondente ao valor da compra. Certifique-se também de que as transações seguintes tenham sido realizadas por você.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias