Fique sabendo que isso é mais normal do que você imagina. O negócio sabe como montar uma loja virtual, tem organização, cria conteúdo de qualidade, no entanto, mesmo assim os resultados sempre ficam abaixo da concorrência.
Você também está com dificuldades de ter resultados expressivos no seu e-commerce e não sabe o que fazer? Reveja a sua estratégia de branding.
Criamos este artigo completo para você ficar por dentro das melhores estratégias de branding e utilizar no seu e-commerce. E então, bora iniciar a leitura? Vamos nessa!
O que é estratégia de branding?
Primeiramente, branding é a gestão de uma marca, ou seja, tudo que envolve o desenvolvimento, marketing, administração e planejamento.
Por isso, esse trabalho é fundamental para todo negócio que deseja ter resultados expressivos. O branding tem o papel de construir a relação entre a empresa e o cliente.
Em outras palavras, a estratégia de branding é um conjunto de ações que ajuda uma empresa a se consolidar no mercado. Isso porque ela não é apenas a identidade visual de um negócio.
As estratégias de branding abrangem toda a gestão da marca, como o atendimento telefônico, a comunicação via canais digitais, a publicidade, entre outros elementos de um negócio.
Qual a importância da estratégia de branding para e-commerce?
Embora seja um assunto que está cada vez mais presente no dia a dia, muitas pessoas ainda não sabem o valor de uma estratégia de branding para e-commerce.
Com a estratégia de branding adequada no seu negócio, é possível consolidar sua marca de uma vez por todas no nicho de atuação. Por isso, destacamos alguns benefícios do branding para e-commerce. Veja abaixo!
Marca bem posicionada
Com a estratégia de branding correta no seu e-commerce, você fortalece a sua marca como um todo: tom de voz, identidade visual, missão e valores. Assim, o negócio consegue se estabelecer no ramo que atua.
Marketing bem feito
Direcionar o marketing do seu negócio é essencial para todo empreendedor(a) que deseja seguir em uma crescente. Isso vale para gestão das redes sociais, produção de conteúdo e relacionamento com o público.
Fidelização do público
O público fidelizado não vai consumir produtos do seu e-commerce pensando no custo. O que é determinante para essas pessoas é a identificação que ela tem com a sua marca. Por isso, a comunicação é fundamental nessa criação de vínculo.
Quais são as principais estratégias de branding para e-commerce?
Está vendo como a estratégia de branding é fundamental para todo e-commerce? Então, veja as principais estratégias para deixar sua marca ainda melhor. Aproveite!
Crie ou faça um rebranding da sua marca
Para criar ou fazer rebranding de uma marca, você precisa de planejamento.
Isso porque antes de iniciar essa criação ou reformulação, será preciso estabelecer a estratégia e o posicionamento do seu negócio. Ou seja, ter clareza da missão, dos valores e da visão da empresa.
Alguns pontos para ficar atento na hora da escolha são: Logo, tipografia, cores e slogan. Além disso, também precisa definir a mensagem que seu negócio deseja passar para o público.
Tenha estratégia de branding no PDV
A sigla PDV significa ponto de venda. É o local onde o cliente terá contato direto com os produtos e serviços que sua empresa vende.
Aqui precisa ter atenção em alguns detalhes como por exemplo: design do espaço, disposição dos itens e, principalmente, a experiência do usuário. Quanto mais agradável o ambiente, maiores as chances do usuário realizar a compra do seu produto ou serviço.
Construa uma Identidade visual de qualidade
A identidade visual é fundamental para o seu e-commerce. Aliás, é uma das fases mais importantes. Até porque, é a identidade visual que vai representar o produto que seu negócio oferece.
Como acertar na identidade visual? Primeiro, faça uma pesquisa sobre sua marca e seus objetivos. Depois disso, terá informações suficientes para iniciar a construção de um design que chame atenção do seu consumidor.
Use as redes sociais de forma estratégica
Com a constante mudança e grande quantidade de produtos e serviços que são ofertados diariamente, o público ficou mais exigente para adquirir algo.
Portanto, como falamos inicialmente: o negócio que não utilizar vários canais para conquistar a atenção do público, acaba ficando para trás.
As redes sociais são canais que você pode utilizar para interagir com seu público e aumentar os resultados do seu e-commerce.
Trabalhe com uma gestão de qualidade
Definir como será feita a organização das atividades é importante para otimizar a entrega dos produtos que seu e-commerce oferece. Além disso, uma gestão de qualidade sempre procura receber feedbacks para entender pontos de melhoria.
Dessa forma, a empresa deixa claro para o cliente que o objetivo dela é entregar produtos cada vez melhores.
Crie estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é fundamental para você estreitar o vínculo entre sua marca e seus consumidores.
Sabe por quê? Com um marketing de conteúdo bem feito, você consegue atrair, convencer e fidelizar novos clientes. Para fazer isso, será necessário criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Use o marketing promocional
Outro tipo de marketing importante para alinhar com a sua estratégia de branding no seu e-commerce é o marketing promocional. Ele ajuda a consolidar o relacionamento entre sua marca e o público.
Como utilizar o marketing promocional? Então, existem diversas maneiras de utilizar esse tipo de marketing. Por exemplo: divulgação de ofertas, criação de materiais exclusivos para os consumidores, entre outras ações.
Dessa forma, é possível reforçar a sua marca na mente do cliente por longos períodos. Por esse motivo, é importante usar e abusar da sua criatividade.
Conclusão
Como criar estratégia de branding de qualidade para e-commerce? Vale lembrar que o papel do branding é melhorar a gestão de uma empresa como um todo e reforçar seu vínculo com o cliente.
Mas, para isso é necessário realizar estratégias assertivas dentro do negócio. Sendo assim, se você vai criar ou fazer rebranding no seu e-commerce, pegue todos os insights que apresentamos neste artigo e comece a fazer seu negócio decolar.