Home / Dicas

DICAS

Principais golpes no mercado de criptomoedas e como evitá-los

.


		Principais golpes no mercado de criptomoedas e como evitá-los
- Foto: Ilustração Freepik

Os golpes no mercado de criptomoedas são fraudes que visam enganar investidores e roubar seus ativos digitais. Assim, eles são comuns devido à natureza descentralizada e anônima das criptomoedas, que dificulta a rastreabilidade das transações.

Além disso, a falta de regulamentação clara e a rápida valorização das criptomoedas atraem golpistas. Sendo assim, muitos investidores, principalmente os novos, podem não estar cientes dos riscos e acabam caindo em promessas de retornos rápidos e altos.

Para evitar esses golpes, é muito importante saber sobre o Bitcoin hoje agora, se educar sobre o mercado e sempre desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Quer saber mais sobre isso? Basta ficar com a gente até o final, para saber tudo sobre os principais golpes no mercado de criptomoedas e como evitá-los. Vamos lá?

O que fazer se você for vítima de um golpe no mercado de criptomoedas?

Se você for vítima de um golpe no mercado de criptomoedas, é importante agir o mais rápido possível. Então, em primeiro lugar, denuncie o golpe às autoridades competentes e à plataforma onde ocorreu a fraude.

Em seguida, tente se informar sobre os procedimentos para tentar recuperar seus fundos, embora isso possa ser difícil. Além disso, lembre-se sempre da importância de aprender sobre os diferentes tipos de golpes para evitar cair em crimes cibernéticos no futuro. A seguir, confira mais detalhes sobre alguns dos golpes no mercado de criptomoedas mais comuns.

1. Esquema de Ponzi

Esquemas de Ponzi é um dos golpes no mercado de criptomoedas mais comuns, que prometem retornos altos com pouco ou nenhum risco, usando o dinheiro de novos investidores para pagar os antigos. No mercado de criptomoedas, esses esquemas de pirâmide podem ser difíceis de identificar, mas alguns sinais de alerta são promessas de retornos garantidos, falta de informações claras sobre o projeto e pressão para recrutar novos investidores.

Então, sempre faça uma pesquisa detalhada sobre qualquer investimento e desconfie de promessas de lucros fáceis. Verifique a legitimidade do projeto e procure opiniões de fontes confiáveis antes de investir.

2. Golpes no mercado de criptomoedas: phishing

Nos golpes de phishing em criptomoedas os golpistas se passam por entidades legítimas para roubar informações pessoais e financeiras. Sendo assim, alguns dos principais sinais de alerta são e-mails ou mensagens que você não solicitou, pedindo informações confidenciais, links suspeitos e erros gramaticais ou ortográficos.

Para se proteger, nunca clique em links desconhecidos e sempre verifique a autenticidade do remetente. Além disso, use autenticação em dois fatores (2FA) e mantenha seu software de segurança atualizado. Por fim, desconfie de qualquer comunicação que solicite informações pessoais ou financeiras de forma urgente.

3. Rug pulls

Rug pulls ocorrem quando desenvolvedores de um projeto de criptomoeda abandonam o projeto e fogem com os fundos dos investidores. Isso geralmente acontece em projetos DeFi (finanças descentralizadas) e pode resultar em grandes perdas para os investidores.

Dessa forma, para evitar rug pulls, é importante pesquisar a equipe por trás do projeto, verificar a transparência do código e a liquidez do token. Ademais, sempre desconfie de projetos que prometem retornos exorbitantes em pouco tempo e que não têm uma comunidade ativa e engajada.

4. Falsas ofertas iniciais de moedas (ICOs) também são golpes no mercado de criptomoedas


		Principais golpes no mercado de criptomoedas e como evitá-los
The concept of cyber theft. Hackers holding gold smart cards and white notebooks on a black background. - Foto: Ilustração Freepik

Falsas ofertas iniciais de moedas, ou ICOs, são fraudes onde golpistas criam projetos falsos para atrair investimentos. Assim, eles prometem grandes retornos e usam táticas de marketing agressivas para enganar investidores.

Para evitar cair em uma falsa ICO, pesquise a equipe do projeto, leia o whitepaper com atenção e verifique se há parcerias e colaborações legítimas. Além disso, desconfie de projetos que não dão informações claras e maiores detalhes sobre seus objetivos e planos. Por último, mas não menos importante, sempre busque opiniões de especialistas e da comunidade antes de investir.

5. Golpes de engenharia social

Golpes de engenharia social envolvem manipulação psicológica para obter informações confidenciais. Dessa forma, para proteger suas criptomoedas, nunca compartilhe suas chaves privadas ou informações pessoais com ninguém.

Use senhas fortes e únicas para suas contas e habilite a autenticação em dois fatores (2FA). Também desconfie de qualquer comunicação que solicite informações pessoais ou financeiras de forma urgente. Nesses casos, buscar sempre saber mais sobre as táticas comuns de engenharia social e ficar sempre vigilante para não cair em armadilhas é muito importante.

Quais são os riscos de investir em projetos de criptomoedas desconhecidos?

Investir em projetos de criptomoedas desconhecidos pode ser um grande risco devido à falta de informações e transparência. Ou seja, esses projetos podem ser golpes ou simplesmente falhar devido à má gestão.

Para diminuir a possibilidade de riscos, pesquise a equipe por trás do projeto, verifique a transparência do código e a liquidez do token. Além disso, desconfie de projetos que prometem grandes retornos em pouco tempo e que não têm uma comunidade ativa. Uma boa dica também, é sempre buscar opiniões de especialistas e da comunidade antes de investir, para não cair em golpes no mercado de criptomoedas.

Como evitar golpes de investimento em criptomoedas que prometem retornos garantidos?

Golpes de investimento que prometem retornos garantidos são comuns no mercado de criptomoedas. E, para evitá-los, você precisa sempre desconfiar de qualquer oferta que promete lucros altos com pouco ou nenhum risco.

Também lembre-se de pesquisar sobre a empresa ou o projeto e, com isso, verificar a legitimidade das promessas e procurar opiniões de fontes confiáveis. Nunca invista mais do que você pode perder e sempre diversifique seus investimentos. Vale lembrar que no mercado de criptomoedas, não existem quaisquer garantias de retorno.

Como a autenticação em dois fatores (2FA) pode ajudar a prevenir golpes?

A autenticação em dois fatores, também conhecida como 2FA, traz ainda mais segurança para as suas contas de criptomoedas. Afinal, com 2FA, além da senha, você precisa de um segundo fator, como um código que o sistema da sua carteira envia para seu celular, para acessar sua conta.

Ou seja, isso dificulta que golpistas acessem suas contas, mesmo que consigam sua senha. Ativar 2FA em todas as suas contas de criptomoedas é uma medida simples, mas muito eficaz, para proteger seus ativos. Além disso, lembre-se de nunca compartilhar seus códigos de 2FA com ninguém.

Com essas dicas, você já pode se proteger e evitar cair em qualquer um dos principais golpes do mercado de criptomoedas. Até a próxima!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias