Norton Luiz
Editor de Veículos
A Ford anunciou o lançamento do primeiro freio de mão eletrônico inspirado em ralis para equipar o novo Focus RS. Chamado “Ford Performance Drift Stick”, esse inédito equipamento em veículo comercial foi aprovado por Ken Bock, astro da internet em pilotagem de aventura e alta performance.
Drift é um estilo de direção onde o carro faz as curvas de lado com derrapagem controlada das rodas traseiras. Pioneiro na indústria, o “Drift Stick” do Focus RS foi concebido pelo time de engenharia da Ford Performance e ganhou o apelido interno de “Wicked Stick”, algo parecido com “alavanca terrível”. O equipamento será um acessório oferecido na América do Norte a partir de dezembro.
“Somos apaixonados por carros”, define Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “Pensamos além do tradicional e o projeto do 'Wicked Stick' é um exemplo desse modo de trabalhar. O aprendizado com esse desenvolvimento também será aplicado em outros produtos futuros da Ford Performance.”
A Ford Performance foi criada em 2014 para combinar as ações da Ford nas competições e suas divisões de veículos e peças de alto desempenho. Dentro dessa nova organização, o time de engenharia do Focus RS começou a desenvolver um freio de mão inspirado no modo Drift do modelo de rali e logo descobriu o seu alto potencial de diversão.
Ken Block
O “Drift Stick” é uma alavanca de alumínio instalada entre o banco do motorista e a alavanca do câmbio manual, que usa o sistema inovador de tração integral da Ford Performance junto com o freio ABS. Ao simples puxão da alavanca, ele desacopla a tração traseira e aplica o freio para bloquear as rodas traseiras, induzindo a derrapagem. O resultado são drifts sem a necessidade de usar a embreagem, como num verdadeiro carro de rali.
A validação final do “Drift Stick” teve a consultoria do piloto de rali profissional Ken Block, famoso por seus vídeos virais Gymkhana e um dos maiores usuários do freio de mão hidráulico em carros de rali.
“Acho muito legal a Ford Performance oferecer aos consumidores um modo de fazer drifts amplos no Focus RS. Obviamente, é algo que eu sou realmente apaixonado e fazer parte do desenvolvimento do carro foi empolgante”, disse Ken Block. “Isso definitivamente torna o carro ainda mais divertido de dirigir.”
Como um freio de mão hidráulico exigiria grandes modificações no carro, que não poderiam ser revertidas facilmente, o “Drift Stick” foi desenvolvido com tecnologia inteiramente eletrônica. Quando o trabalho começou, um engenheiro notou muitas semelhanças na sua eletrônica com um item que a Ford já vende regularmente – a ferramenta de calibração profissional. Com a integração dessa tecnologia, basta conectar um cabo USB ao “Drift Stick” para extrair dados de diagnóstico e selecionar as calibrações de desempenho do Focus RS.
Esse design digital permite fácil instalação, sem furos e soldas, e conexão com o sistema de diagnóstico de bordo do carro. Como o modo Drift do Focus RS, o “Drift Stick” foi criado apenas para uso em pistas fechadas.